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A importância da música de câmara nos primeiros anos de formação do ensino da trompa
dc.contributor.advisor | Sebestik, Bohdan | |
dc.contributor.advisor | Costa, Nuno | |
dc.contributor.advisor | Silva, Bernardo | |
dc.contributor.author | Moutinho, Luís Filipe Marques | |
dc.date.accessioned | 2023-12-21T16:47:57Z | |
dc.date.available | 2023-12-21T16:47:57Z | |
dc.date.issued | 2023-11-23 | |
dc.description.abstract | O presente Relatório de Estágio Profissional insere-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no plano de estudos do Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo/ Escola Superior de Educação do Porto, abordando as atividades desenvolvidas enquanto estagiário na Escola Profissional de Música de Espinho e na Academia de Música de Espinho no ano letivo 2021/2022. A primeira parte deste relatório incide na observação e reflexão sobre o contexto onde decorreu a componente Prática de Ensino. A segunda parte do presente estudo tem como objetivo investigar o impacto da introdução da música de câmara no ensino básico da trompa, especificamente nos primeiros graus do ensino vocacional, na motivação dos alunos e na melhoria da aprendizagem do instrumento. Procura-se compreender como a inclusão dessa disciplina influencia o desenvolvimento e a efetividade da aprendizagem da trompa. Da investigação realizada, foi possível concluir que a introdução da música de câmara no ensino básico da trompa beneficia a motivação dos alunos e o aprimoramento das suas habilidades musicais. Essa disciplina proporciona um ambiente colaborativo, estimula o interesse e a autonomia dos alunos, promovendo ainda uma prática performativa mais sólida. | pt_PT |
dc.description.abstract | This Professional Internship Report is part of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice, integrated into the study plan of the Master's Degree in Music Teaching at the Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo/ Escola Superior de Educação do Porto, addressing the activities developed as an intern at the Escola Profissional de Música de Espinho and the Academia de Música de Espinho in the 2021/2022 academic year. The first part of this report focuses on observation and reflection on the context in which the Teaching Practice component took place. The second part of this study aims to investigate the impact of introducing chamber music in basic horn education, specifically in the first grades of vocational education, on student motivation and improving learning of the instrument. We seek to understand how the inclusion of this discipline influences the development and effectiveness of learning the horn. In conclusion, the introduction of chamber music in basic horn teaching is beneficial for students' motivation and the improvement of their musical skills. This discipline provides a collaborative environment, stimulates students' interest and autonomy, in addition to promoting a more solid performance practice. The results highlight the importance of encouraging student participation in chamber music activities as a means of boosting their motivation and progress in learning the horn. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203437845 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/24347 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Autorregulação | pt_PT |
dc.subject | Ensino | pt_PT |
dc.subject | Estudo | pt_PT |
dc.subject | Música | pt_PT |
dc.subject | Trompa | pt_PT |
dc.subject | Learning | pt_PT |
dc.subject | Self-regulation | pt_PT |
dc.subject | Teaching | pt_PT |
dc.subject | Study | pt_PT |
dc.subject | Music | pt_PT |
dc.subject | Horn | pt_PT |
dc.title | A importância da música de câmara nos primeiros anos de formação do ensino da trompa | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, especialização Instrumento, trompa | pt_PT |