Publication
Uma integração do modelo de aceitação da tecnologia e do modelo de sucesso de sistemas de informação na análise da satisfação e continuidade de uso do Moodle
datacite.subject.fos | Gestão | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço de | |
dc.contributor.advisor | Azevedo, José Manuel Monteiro Lopes | |
dc.contributor.author | Legramante, Douglas | |
dc.date.accessioned | 2022-01-20T10:36:50Z | |
dc.date.available | 2022-01-20T10:36:50Z | |
dc.date.issued | 2021-10-26 | |
dc.description.abstract | Este estudo teve como objetivo analisar os fatores que influenciam a satisfação e a intenção de continuidade de uso, de estudantes e professores, quanto ao uso do Moodle. Para isso, propomos um modelo teórico que integra os constructos qualidade da informação e satisfação do Modelo de Sucesso de Sistemas de Informação de DeLone e McLean aos constructos utilidade percebida, facilidade de uso percebida e intenção de continuidade de uso do Modelo de Aceitação da Tecnologia de Davis. O modelo hipotético validado empiricamente é composto por 5 dimensões e 16 variáveis. Os dados foram analisados a partir de 144 questionários válidos de professores e estudantes de cursos de graduação. A técnica de estimação de máxima verossimilhança foi adotada na análise dos dados por meio da modelagem de equações estruturais. Seis das nove relações hipotetizadas foram confirmadas. Os resultados revelaram que a qualidade da informação impacta positivamente a facilidade de uso percebida e a satisfação do usuário. A facilidade de uso percebida impacta positivamente a utilidade percebida, que por sua vez impacta positivamente a satisfação do usuário e a intenção de continuidade de uso. Da mesma forma, a satisfação do usuário impacta positivamente a intenção de continuidade de uso do Moodle. Foi evidenciado ainda que a utilidade percebida é a mais forte preditora da satisfação do usuário. Estes resultados podem contribuir para que instituições de ensino, gestores, administradores e designers de sistemas de e-learning possam desenvolver estratégias a fim de aumentar a satisfação dos usuários com relação ao uso do Moodle. | pt_PT |
dc.description.abstract | This study aimed to analyze the factors that influence students' and professors' satisfaction and intention to continue using Moodle. To do so, we proposed a theoretical model that integrates the information quality and satisfaction constructs of DeLone and McLean's Information Systems Success Model with the perceived usefulness, perceived ease of use, and continued intention of using the constructs of Davis' Technology Acceptance Model. The empirically validated hypothetical model is composed of 5 dimensions and 16 variables. Data were analyzed from 144 valid questionnaires from undergraduate faculty and students. The maximum likelihood estimation technique was adopted in the data analysis through structural equation modeling. Six of the nine hypothesized relationships were confirmed. Results revealed that the quality of information positively impacts perceived ease of use and user satisfaction. Perceived ease of use positively impacts perceived usefulness, which in turn positively impacts user satisfaction and intention to continue use. Similarly, user satisfaction positively impacts the intention to continue using Moodle. It was further evidenced that perceived usefulness is the strongest predictor of user satisfaction. These results may help educational institutions, managers, administrators, and designers of e-learning systems to develop strategies to increase user satisfaction with Moodle. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202888797 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/19572 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Moodle | pt_PT |
dc.subject | Qualidade da informação | pt_PT |
dc.subject | Satisfação | pt_PT |
dc.subject | Intenção de continuidade de uso | pt_PT |
dc.subject | Satisfaction | pt_PT |
dc.subject | Quality of Information | pt_PT |
dc.subject | Intention to continue use | pt_PT |
dc.title | Uma integração do modelo de aceitação da tecnologia e do modelo de sucesso de sistemas de informação na análise da satisfação e continuidade de uso do Moodle | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Assessoria de Administração | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Douglas_Legramante_MAA_2021.pdf
- Size:
- 3.56 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format