Repository logo
 
Publication

Uma integração do modelo de aceitação da tecnologia e do modelo de sucesso de sistemas de informação na análise da satisfação e continuidade de uso do Moodle

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorAzevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço de
dc.contributor.advisorAzevedo, José Manuel Monteiro Lopes
dc.contributor.authorLegramante, Douglas
dc.date.accessioned2022-01-20T10:36:50Z
dc.date.available2022-01-20T10:36:50Z
dc.date.issued2021-10-26
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo analisar os fatores que influenciam a satisfação e a intenção de continuidade de uso, de estudantes e professores, quanto ao uso do Moodle. Para isso, propomos um modelo teórico que integra os constructos qualidade da informação e satisfação do Modelo de Sucesso de Sistemas de Informação de DeLone e McLean aos constructos utilidade percebida, facilidade de uso percebida e intenção de continuidade de uso do Modelo de Aceitação da Tecnologia de Davis. O modelo hipotético validado empiricamente é composto por 5 dimensões e 16 variáveis. Os dados foram analisados a partir de 144 questionários válidos de professores e estudantes de cursos de graduação. A técnica de estimação de máxima verossimilhança foi adotada na análise dos dados por meio da modelagem de equações estruturais. Seis das nove relações hipotetizadas foram confirmadas. Os resultados revelaram que a qualidade da informação impacta positivamente a facilidade de uso percebida e a satisfação do usuário. A facilidade de uso percebida impacta positivamente a utilidade percebida, que por sua vez impacta positivamente a satisfação do usuário e a intenção de continuidade de uso. Da mesma forma, a satisfação do usuário impacta positivamente a intenção de continuidade de uso do Moodle. Foi evidenciado ainda que a utilidade percebida é a mais forte preditora da satisfação do usuário. Estes resultados podem contribuir para que instituições de ensino, gestores, administradores e designers de sistemas de e-learning possam desenvolver estratégias a fim de aumentar a satisfação dos usuários com relação ao uso do Moodle.pt_PT
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the factors that influence students' and professors' satisfaction and intention to continue using Moodle. To do so, we proposed a theoretical model that integrates the information quality and satisfaction constructs of DeLone and McLean's Information Systems Success Model with the perceived usefulness, perceived ease of use, and continued intention of using the constructs of Davis' Technology Acceptance Model. The empirically validated hypothetical model is composed of 5 dimensions and 16 variables. Data were analyzed from 144 valid questionnaires from undergraduate faculty and students. The maximum likelihood estimation technique was adopted in the data analysis through structural equation modeling. Six of the nine hypothesized relationships were confirmed. Results revealed that the quality of information positively impacts perceived ease of use and user satisfaction. Perceived ease of use positively impacts perceived usefulness, which in turn positively impacts user satisfaction and intention to continue use. Similarly, user satisfaction positively impacts the intention to continue using Moodle. It was further evidenced that perceived usefulness is the strongest predictor of user satisfaction. These results may help educational institutions, managers, administrators, and designers of e-learning systems to develop strategies to increase user satisfaction with Moodle.pt_PT
dc.identifier.tid202888797pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/19572
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMoodlept_PT
dc.subjectQualidade da informaçãopt_PT
dc.subjectSatisfaçãopt_PT
dc.subjectIntenção de continuidade de usopt_PT
dc.subjectSatisfactionpt_PT
dc.subjectQuality of Informationpt_PT
dc.subjectIntention to continue usept_PT
dc.titleUma integração do modelo de aceitação da tecnologia e do modelo de sucesso de sistemas de informação na análise da satisfação e continuidade de uso do Moodlept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameAssessoria de Administraçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Douglas_Legramante_MAA_2021.pdf
Size:
3.56 MB
Format:
Adobe Portable Document Format