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Gestão democrática: Conceções e processos no quotidiano da organização educacional
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Pereira, Paula Cristina Romão | |
dc.contributor.author | Vidal, Sirlei Lopes | |
dc.date.accessioned | 2019-01-25T12:39:08Z | |
dc.date.available | 2019-01-25T12:39:08Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.description.abstract | Este estudo propõe-se a pesquisar as dinâmicas e as práticas políticoadministrativas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - IFFar, por meio da análise dos mecanismos de operacionalização da gestão democrática e identificação das conceções da comunidade educacional sobre a dinâmica dos processos e instâncias de tomada de decisão. No âmbito educacional, a gestão democrática foi incorporada como princípio basilar dos processos educativos na Constituição Federal de 1988. O objetivo geral deste trabalho é analisar os mecanismos de operacionalização da gestão democrática no IFFar e identificar as conceções da comunidade educacional sobre a dinâmica dos processos e instâncias de tomada de decisão. A relevância desse estudo está em analisar a operacionalização da gestão democrática no IFFar e identificar os mecanismos de sua promoção, bem como em verificar a existência de problemas e resistências relacionados com a efetiva participação dos agentes e das formas democráticas para a realização de uma educação verdadeiramente emancipadora. A metodologia utilizada foi a pesquisa mista, que se utiliza da abordagem quantitativa e qualitativa de forma complementar. A partir dos resultados obtidos, por meio da pesquisa documental e da pesquisa inquérito por questionário, pode-se concluir que a prática se distancia do discurso institucionalizado, pois, mesmo que haja instrumentos formais que assegurem a participação com vista à gestão democrática, as dinâmicas político-administrativas no âmbito institucional tendem a ocorrer por meio da participação passiva dos agentes, que pode ser evidenciada pela análise dos dados documentais e das respostas ao questionário. | pt_PT |
dc.description.abstract | This study aims to research the dynamics and political-administrative practices in the Federal Institute of Education, Science and Technology Farroupilha - IFFar, through the analysis of the mechanisms of operationalization of democratic management and identification of the conceptions of the educational community on the dynamics of processes and instances of decision making. In the educational field, democratic management was incorporated as a basic principle of educational processes in the Federal Constitution of 1988. The general objective of this work is to analyze the mechanisms of operationalization of democratic management in IFFar and to identify the conceptions of the educational community about the dynamics of processes and decision-making bodies. The relevance of this study is to analyze the operationalization of democratic management in the IFFar and to identify the mechanisms of its promotion, as well as to verify the existence of problems and resistances related to the effective participation of the agents and the democratic forms for the accomplishment of a truly education emancipating. The methodology used was the mixed research, which uses the quantitative and qualitative approach in a complementary way. From the results obtained, through the documentary research and the research questionnaire survey, it can be concluded that the practice distances itself from the institutionalized discourse, since even if there are formal instruments that ensure participation with a view to democratic management, political-administrative dynamics at the institutional level tend to occur through the passive participation of agents, which can be evidenced by the analysis of documentary data and the responses to the questionnaire. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202161803 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/12739 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
dc.subject | Gestão de organização educacional | pt_PT |
dc.subject | Gestão democrática | pt_PT |
dc.subject | Participação | pt_PT |
dc.subject | Educational organization management | pt_PT |
dc.subject | Democratic management | pt_PT |
dc.subject | Participation | pt_PT |
dc.title | Gestão democrática: Conceções e processos no quotidiano da organização educacional | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação: Especialização em administração de organizações educativas | pt_PT |