Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
dc.contributor.advisorCorreia, Carlos Jorge de Sá Pinto
dc.contributor.advisorSá, Susana Marques
dc.contributor.authorMarques, Dulce Catarina Brito Ferreira
dc.date.accessioned2016-11-14T17:15:50Z
dc.date.available2016-11-14T17:15:50Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractRelatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente Relatório de Estágio de Qualificação Profissional, realizado no âmbito do 2º Ciclo de estudos, nomeadamente do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, foca-se na valência do Jardim de infância, no âmbito da educação pré-escolar. O mesmo tem como intenção revelar, analisar e descrever as ações desenvolvidas na EB1/JI de S. Roque da Lameira, no período compreendido entre fevereiro e junho do corrente ano, apresentando a sua contribuição para o desenvolvimento de diversas competências, de cariz profissional e pessoal, na formanda. Todo o relatório segue as perspetivas dos modelos construtivistas e socioconstrutivistas, nomeadamente o High-Scope e o Movimento da Escola Moderna (MEM), apresentando a criança como um agente ativo da sua aprendizagem e o educador como um investigador da sua prática. Toda a ação educativa pretendeu assim dar voz às crianças, concedendo-lhes uma participação ativa no seu processo de aprendizagem, ao mesmo tempo que vai desenvolvendo a sua criatividade, autonomia e espírito de cooperação. A criança sente-se assim valorizada, apoiada e ouvida. O presente relatório tem, ainda, como objetivo promover e analisar o desenvolvimento de competências específicas, inerentes ao desenvolvimento pessoal e profissional do educador de infância, referidas no Decreto-Lei n.º241/2001. Para o desenvolvimento destas competências a formanda recorreu à metodologia de investigação-ação, facilitando o processo reflexivo inerente.pt_PT
dc.description.abstractRelatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: This Report of Professional Qualification Stage, conducted within the 2nd cycle of studies, in the master degree in preschool and primary school education of the Escola Superior de Educação of Instituto Politécnico do Porto, focused on preschool education. This report has the intention of reveal, analyze and describe the actions developed in EB1/JI de S. Roque da Lameira, for four months, between February and June of the current year, presenting the contribution for the development of several skills, professional and personal nature of the student. All the report has the perspectives of the constructivist and social constructivist models, namely High-Scope and Movement of Modern School, who presents the child as an active agent of his learning and the educator as a researcher of his practice. All the educative action has the intention of giving to all the children a voice, giving them an active participation on their learning process and at the same time, the children develops their creativity, autonomy and cooperation spirit. The child feels valued, supported and heard. This report has, also, the objective to promote and analyze the development of specific skills, inherent to early childhood educators’ personal and professional development, referred in the Decreto-Lei nº241/2001. For the development of these skills, the student appealed to the action-research methodology, facilitating the inherent reflexive process.pt_PT
dc.description.abstractRelatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: O presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do primeiro Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, tendo em conta a prática educativa presente desenvolvida ao longo do terceiro semestre de estudos. Na sua prática pedagógica, a formanda teve sempre em consideração a metodologia de investigação-ação, como fator de interpretação das suas práticas, através de uma prática reflexiva promotora de alterações na ação. As estratégias utilizadas permitiram a construção de uma identidade profissional reflexiva e investigativa, bem como competências socioprofissionais e pessoais que vão ao encontro dos princípios emanados no perfil geral de desempenho docente (decreto-lei n.º240/2001 de 30 de agosto). Neste sentido, o presente relatório de estágio de qualificação profissional foi elaborado com a intenção de descrever e analisar o trabalho desenvolvido pela formanda ao longo da sua prática pedagógica. Serão exploradas questões de teor legal e teórico, bem como outras fulcrais para a prática docente como a diferenciação pedagógica e a articulação curricular, por exemplo. São ainda analisados conteúdos relacionados com as ações do professor, como a observação, a planificação, a ação e a avaliação (espiral de investigação-ação).pt_PT
dc.description.abstractRelatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: This Report of Professional Qualification Stage was conducted as part of the scope of the Course Unit (CU) of the Supervised Pedagogical Practice of Masters’ in Preschool Education and Teaching 1. º Cycle of Basic Education in Escola Superior de Educação do Porto, having in consideration the educational practice developed during the third semester of studies. In her pedagogical practice, the trainee had always in consideration the methodology action research, as a factor of interpretation in the practice, through a reflexive practice that allows changes in the action. The strategies used allowed a construction of a reflexive and investigative professional identity, as a socio-professional and personal skills, which are the principals issued in the General Profile of Professional Performance (Decree-law nº240/2001 of August 30). In this way, the report of professional qualification internship was elaborated with the intension of describe and analyze the work developed by the trainee during the pedagogical practice. It will be explored legal and theoretical questions, as other important questions in the professional practice like adaptive education and curricular articulation. It will be also analysed contents related to the teacher actions, as observation, planning, action and evaluation (spiral of action research).pt_PT
dc.identifier.tid201358557
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8667
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.subjectMetodologia de investigação-açãopt_PT
dc.subjectAprendizagem ativapt_PT
dc.subjectAprendizagem ao longo da vidapt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectAction-research methodologyen
dc.subjectActive learningen
dc.subjectLifelong learningen
dc.subjectPreschool educationen
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectArticulação curricularpt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectAction researchen
dc.subjectCurricular Articulationen
dc.subjectMotivationen
dc.subjectReflexionen
dc.titleRelatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)pt_PT
dc.title.alternativeRelatório de estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
DM_DulceMarques_2014_EPE.pdf
Size:
1.38 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
DM_DulceMarques_2015_E1CEB.pdf
Size:
3.2 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: