Repository logo
 
Publication

Um francesinha e uma galão, por favor. O Português para estudantes estrangeiros em mobilidade no ISCAP

dc.contributor.authorAlbuquerque, Alexandra
dc.contributor.authorQuerido, Joana
dc.contributor.authorCastro Fernandes, Joana
dc.contributor.authorMoutinho, Paula
dc.date.accessioned2018-06-22T11:08:22Z
dc.date.available2018-06-22T11:08:22Z
dc.date.issued2016
dc.date.updated2018-06-05T09:04:43Z
dc.description.abstractLa movilidad de los estudiantes puede ser una experiencia inolvidable de la interculturalidad, por la oportunidad de inmersión en la cultura de acogida, o ser reducida a una subcultura académica, promoviendo una experiencia estandarizada, mediada por la comunicación en inglés y por vivencias que carecen de identidad cultural del país elegido. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP-P.PORTO) ha acogido a varios estudiantes extranjeros en movilidad internacional y ofrece un Plan de Estudios Internacional y cursos de Portugués como Lengua No Materna (PLNM). La experiencia en PLNM ha llevado a una reflexión sobre el modelo de enseñanza-aprendizaje con enfoque en el perfil de los estudiantes. En este estudio, se determinan las motivaciones, dificultades y factores que facilitan el aprendizaje de portugués en ISCAP-P.PORTO, para evaluar el impacto de las estrategias de enseñanza-aprendizaje y entender cómo factores lingüísticos y extralingüísticos pueden condicionar el rendimiento y el interés por la lengua y la cultura portuguesas.pt_PT
dc.description.abstractStudents’ mobility can be an unforgettable intercultural experience, offered by the opportunity to immerse in the host culture or otherwise be reduced to an academic subculture, promoting a standardized and mass experience, mediated communication in English and experiences devoid of cultural identity of the host country. The Porto Business and Accounting School (ISCAP-P.PORTO) has throughout the years hosted several foreign students within different international mobility programs, and offers an Exchange Programme and Portuguese Courses for Foreigners (PCfF). The experiences that PCfF teachers were accumulating over the last 7 years led to reflections on the model of teaching and learning, centered on the profile of this public. In this study, we analyze motivations, difficulties and facilitating factors of Portuguese learning by foreign students in ISCAP-P.PORTO, in order to assess the impact of teaching and learning strategies and understand how language and extralinguistic factors may condition performance and interest in the Portuguese language and culture.pt_PT
dc.description.abstractA mobilidade de estudantes pode constituir uma experiência inolvidável de interculturalidade, ao tornar-se uma oportunidade de imersão na cultura de acolhimento, mas poderá também, paradoxalmente, ficar reduzida a uma subcultura do ambiente académico, promovendo uma experiência padronizada e massificada, mediada pela comunicação em inglês e por um conjunto de vivências sociais e académicas desprovidas da especificidade e da identidade cultural do país escolhido. Neste estudo, defende-se que a aprendizagem da língua pode ter um contributo determinante para motivar os estudantes que escolhem Portugal a experimentar as múltiplas dimensões da Portugalidade durante a sua estadia e até a desejarem prolongar a sua permanência no nosso país. Serão pois apuradas as motivações, as dificuldades e os fatores facilitadores da aprendizagem de português, por parte de estudantes estrangeiros em mobilidade no ISCAP-P. PORTO. Tal abordagem justifica-se pelo facto de este público ter contacto com a língua portuguesa no âmbito de uma experiência de internacionalização académica, para a qual não é exigida proficiência na língua materna do país de acolhimento.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier2386-2181en_US
dc.identifier.citationAlexandra Albuquerque. Um francesinha e uma galão, por favor. O Português para estudantes estrangeiros em mobilidade no ISCAP, Trabalho apresentado em Tercer Congreso Internacional en Lingüística Aplicada a la Enseñanza de Lenguas: En camino hacia el plurilingüismo, In Actas del Tercer Congreso Internacional en Lingüística Aplicada a la Enseñanza de Lenguas: En camino hacia el plurilingüismo, Madrid, 2016.pt_PT
dc.identifier.issn2386-2181
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/11743
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInternational mobilitypt_PT
dc.subjectPortuguese as a non native languagept_PT
dc.subjectAcademic internationalizationpt_PT
dc.subjectMovilidad internacionalpt_PT
dc.subjectInternacionalización académicapt_PT
dc.subjectPortugués lengua no maternapt_PT
dc.titleUm francesinha e uma galão, por favor. O Português para estudantes estrangeiros em mobilidade no ISCAPpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceMadridpt_PT
oaire.citation.titleActas del III Congreso Internacional Nebrija en Lingüística Aplicada a la Enseñanza de Lenguaspt_PT
person.familyNameAlbuquerque
person.familyNameCastro Fernandes
person.givenNameAlexandra
person.givenNameJoana
person.identifier1034310
person.identifier.ciencia-idBA19-9BC5-825A
person.identifier.ciencia-id3416-E354-FA43
person.identifier.orcid0000-0002-9234-5174
person.identifier.orcid0000-0003-2719-4661
person.identifier.ridO-2689-2015
person.identifier.scopus-author-id57223010733
person.identifier.scopus-author-id21833592900
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication1275d519-8546-4ff9-a5d6-bd7c94117df9
relation.isAuthorOfPublicationfb02a9d7-90dd-4daa-acf4-b25cf829a100
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfb02a9d7-90dd-4daa-acf4-b25cf829a100

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Ainciburu_M._C._Ed._2016_._Actas_del_Ter.pdf
Size:
3.6 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: