Repository logo
 
Publication

Práticas pedagógicas e estratégias didáticas da música coral

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBessa, Rui Manuel Pereira da Silva
dc.contributor.authorReis, José Alberto Teixeira dos
dc.date.accessioned2023-11-29T11:21:50Z
dc.date.available2023-11-29T11:21:50Z
dc.date.issued2021
dc.date.submitted2021
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta as conclusões decorrentes de três atividades realizadas no Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico: a observação de práticas musicais no ensino básico, a prática musical de ensino supervisionada e o projeto de investigação. A observação e a prática musical de ensino supervisionada promoveram a aquisição de competências teórico-práticas essências no exercício da docência em educação musical no ensino básico. De um ponto de vista investigativo, objetivou-se avaliar a aplicação de práticas pedagógicas e de estratégias didáticas utilizadas no grupo coral, no ensino da música, no ensino básico. Os resultados da investigação corroboram a literatura, na medida em que a maior parte dos alunos: gosta de cantar; frequenta as aulas de educação musical para aprender a cantar, para aprender técnicas vocais e para colocar corretamente a voz; considera que os exercícios de respiração, os exercícios de aquecimento vocal e os exercícios de técnica vocal são importantes para o desenvolvimento vocal; e gostam muito de cantar em grupo.pt_PT
dc.description.abstractThis work shows the conclusions arising from three activities undertaken in the Master's Degree in Music Teaching - Music Education Variant: the observation of musical practices in primary education, the supervised musical teaching practice, and the research project. The observation and supervised music teaching practice promoted the acquisition of theoretical and practical skills essential in the exerci se of teaching music in basic education. From an investigative point of view, the objective was to evaluate the application of pedagogical practices and didactic strategies used in the chorai group, in music teaching, in basic education. The results of the research corroborate the literature, in that most students: like to sing; attend music education classes to learn how to sing, to learn vocal techniques and to place their voice correctly; consider that breathing exercises, vocal warm-up exerci ses and vocal technique exerci ses are importantfor vocal development; and really enjoy singing in a group.pt_PT
dc.identifier.tid203412060
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/24045
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectEducação musicalpt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectEstratégias didáticaspt_PT
dc.subjectMúsica coralpt_PT
dc.subjectMusical educationpt_PT
dc.subjectPedagogical practicept_PT
dc.subjectTeaching strategiespt_PT
dc.subjectChoral singingpt_PT
dc.titlePráticas pedagógicas e estratégias didáticas da música coralpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_José AlbertoReis_2021.pdf
Size:
12.6 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: