Repository logo
 
Publication

Impacto do ambiente (externo) macroeconómico no desempenho da Nova Empresa de cervejas de Angola (NOCAL) de 2010-2015

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Maria Clara Dias Pinto
dc.contributor.authorKupani, Kukola
dc.date.accessioned2017-03-21T14:22:49Z
dc.date.available2017-03-21T14:22:49Z
dc.date.issued2016
dc.descriptionNota: 18 valorespt_PT
dc.description.abstractO ambiente económico, em particular o macroeconómico, tem sido assumido como influenciador do desempenho das empresas. Assim, o principal objetivo do presente estudo é analisar o impacto de determinados fatores macroeconómicos (e.g., taxa de inflação, preço das matérias-primas e taxa de imposto sobre o consumo) nas vendas da NOCAL, entre 2010 e 2015. Através de uma metodologia mista (quantitativa e qualitativa), de natureza exploratória e correlacional de corte transversal, foram recolhidos os dados da empresa através da análise financeira, com base documental, e utilizado um guião que serviu de suporte à realização de entrevistas presenciais a nove colaboradores de diferentes áreas. O enquadramento da investigação focou-se no aspeto estratégico e social da empresa; no ambiente interno e externo, na produção, na cadeia de valor e na análise SWOT. Os principais resultados vão no sentido que existe uma influência da taxa de inflação, da taxa de imposto sobre o consumo e do preço total das matérias-primas sobre as vendas da NOCAL. Estas três variáveis económicas assumemse como preditores explicativos de 84% da variância das vendas da NOCAL no modelo de ajustamento parcial desenvolvido. Conclui-se a inexistência de uma resposta imediata (completa) das vendas face às alterações das variáveis causais. Com efeito, o coeficiente de ajustamento é de cerca de 7 meses. A elasticidade do valor das vendas face ao custo das matérias-primas é, no curto prazo, de 0,3% e no longo prazo de 1,9%. Perante um aumento da taxa de imposto sobre o consumo, corrigida pela taxa de inflação, o efeito sobre o valor das vendas é de cerca de 0,5% no curto prazo e de 3,4% no longo prazo. Investigações futuras devem preocupar-se em estudar os fatores macroeconómicos com relevância no desempenho das empresas e identificar as principais estratégias de gestão que se revelam mais adequadas para fazerem face à influência destes fatores.pt_PT
dc.description.abstractThe economic environment, particularly the macro economical, has been assumed as influencing companies’ performance. As such, the main goal of this study is to analyse the impact of certain macro-economic factors (e.g., inflation rate, raw materials’ price, VAT rate over consumption) on NOCAL’s sales, between 2010 and 2015. Through a mixed methodology (quantitative and qualitative), of exploratory, correlational, and transversal design, the company’s data were collected through financial analysis, with a documental basis, and a script was used to make interviews to nine workers from different areas. The investigation’s framing was focused on the strategic and social aspect of the company; on the internal and external environment, on production, on the value chain, and on the SWOT analysis. The main results indicate that there’s an influence of the inflation rate, of the VAT rate over consumption and, of the total price of raw materials over NOCAL’s sales. These three economic variables explained 84% of NOCAL’s sales’ variance in the partial adjustment model developed. We can conclude the inexistence of an immediate response (complete) of sales face variations of causal variables. In fact, the adjustment coefficient is about 7 months. The elasticity of the sales value facing the raw materials 'cost, is on the short term, 0.3% and in the long term 1.9%. Regarding the variation of the VAT rate over consumption, corrected by the inflation rate, the effect of the values' sales is round 0.5% in short term, and 3.4% in long term. Future research should study the macroeconomic factors that are relevant in businesses companies' performance, and identify key management strategies which are more suitable to cope with the influence of these factors.pt_PT
dc.identifier.tid201635550pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/9656
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAmbiente externopt_PT
dc.subjectAmbiente internopt_PT
dc.subjectDesempenhopt_PT
dc.subjectModelo de ajustamento parcialpt_PT
dc.subjectInternal environmentpt_PT
dc.subjectPartial adjustment modelpt_PT
dc.subjectExternal environmentpt_PT
dc.subjectPerformancept_PT
dc.titleImpacto do ambiente (externo) macroeconómico no desempenho da Nova Empresa de cervejas de Angola (NOCAL) de 2010-2015pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameGestão das Organizaçõespt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação Mestrado Kupani.pdf
Size:
1.64 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: