Repository logo
 
Publication

A diversidade cultural nas escolas de Braga e seus reflexos na prática educativa em educação musical

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMarques, Rui
dc.contributor.authorPinheiro, Beatriz Azevedo
dc.date.accessioned2024-12-17T13:18:46Z
dc.date.available2024-12-17T13:18:46Z
dc.date.issued2024
dc.date.submitted2024
dc.description.abstractO presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação (ESE) - Instituto Politécnico do Porto (IPP). A sua divisão foi feita em três capítulos. O primeiro capítulo descreve e reflete observações realizadas em diferentes contextos e instituições de ensino, onde se presenciaram abordagens e estratégias pedagógicas distintas. O segundo capítulo abrange o período de Prática de Ensino Supervisionada. Englobando toda a trajetória percorrida, descreve a escola e a turma onde foi realizada, assim como as diferentes atividades desenvolvidas. As descrições são acompanhadas por reflexões sobre escolhas efetuadas e momentos experienciados. O terceiro capítulo é dedicado ao projeto de investigação. Este projeto pretende compreender quais os efeitos do aumento da diversidade cultural nas aulas de Educação Musical, em Braga (Portugal), e na prática dos docentes. O contexto é analisado olhando para oportunidades e dificuldades encontradas pelos seus intervenientes, focando na perspetiva do docente, e coletando e apresentando abordagens e estratégias.pt_PT
dc.description.abstract.pt_PT
dc.description.abstractThe present internship report was developed as part of the Supervised Teaching Practice, inserted in the Master's in Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, from Escola Superior de Educação (ESE) - Instituto Politécnico do Porto (1PP). lt is divided and organized in three chapters. The first chapter describes and reflects on lessons observed in different environments and schools, where I witnessed distinct pedagogical practices and strategies. The second chapter covers the period of Supervised Teaching Practice. While encompassing all of the journey, it describes the school and the class where it occurred, as well as different activities that were carried out. The descriptions are accompanied by reflections on the choices made and the moments experienced. The third chapter is dedicated to the research project. This project aims to understand the effects of the increasing cultural diversity in Music Education classes in Braga (Portugal) and its impact on teaching practices. The context is analyzed by looking at the opportunities and challenges faced by those involved, focusing on the teacher's perspective, and gathering and presenting approaches and strategies.pt_PT
dc.identifier.tid203760719
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/26899
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectEducação musicalpt_PT
dc.subjectCulturapt_PT
dc.subjectDiversidade culturalpt_PT
dc.subjectSupervised teaching practicept_PT
dc.subjectMusic educationpt_PT
dc.subjectCulturept_PT
dc.subjectCultural diversitypt_PT
dc.titleA diversidade cultural nas escolas de Braga e seus reflexos na prática educativa em educação musicalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Beatriz Pinheiro_2024.pdf
Size:
8.31 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: