Repository logo
 
Publication

O ensino de inglês a crianças com perturbação do espetro do autismo: dos desafios às respostas

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCanha, Manuel Bernardo Queiroz
dc.contributor.authorFerreira, Rafaela Alexandra Carlos Rodrigues Pinto
dc.date.accessioned2024-05-06T10:39:39Z
dc.date.available2024-05-06T10:39:39Z
dc.date.issued2024
dc.date.submitted2024
dc.description.abstractEsta investigação debate-se com uma problemática cada vez mais presente na educação: o ensino de inglês a crianças com perturbação do espetro do autismo. Esta perturbação apresenta características únicas e pode manifestar-se através das mais variadas formas. É imperativo um olhar atento sobre essas características e manifestações a fim de traçar um percurso educativo adequado à criança. O ensino de inglês tem vindo a afirmar-se cada vez mais no sistema educativo português, marcando presença no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Apesar da perturbação mencionada anteriormente envolver dificuldades nas competências comunicativas, o ensino de inglês pode surgir como uma mais-valia na vida destas crianças, podendo se afirmar como um meio de comunicação alternativo destas crianças. Cabe aos professores, com o apoio devido, traçarem o melhor percurso para que o seu aluno com autismo aprenda a língua inglesa. Este é um relatório de estágio pedagógico que se insere no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo seguiu vários alunos, desde o 1.º ano escolar até ao 4.º ano, com enfoque em três alunos com autismo – um do 1.º ano e dois do 4.º ano. Pretende-se identificar desafios e estratégias sobre o ensino de inglês a crianças com perturbação do espetro do autismo, assim como reconhecer as perceções de vários grupos de docentes sobre a inclusão destas crianças. Tenciona-se também explorar os percursos que promovem o sucesso escolar destes alunos na aprendizagem de inglês, incluindo a conceção de recursos adequados. Foram realizadas entrevistas e um inquérito por questionário que, juntamente com a observação participante e a análise documental de planificações de aulas, constituem técnicas de recolha de dados posteriormente analisados e interpretados, a fim de alcançar respostas.pt_PT
dc.description.abstractThis research deals with an obstacle that is progressively more present in education: teaching English to children with autism spectrum disorder. This disorder exhibits unique characteristics and can manifest itself in several ways. A watchful observation of such characteristics and manifestations is imperative to chart an appropriate educational path for the child. Teaching English has become increasingly more important in the Portuguese education system, starting in primary school. Although the disorder mentioned above involves difficulties in communicative skills, studying English can be an asset in these children's lives, possibly becoming an alternate means of communication. It is up to the teachers, with adequate support, to plan the best path for their student with autism to learn the English language. This research followed several students, from the 1st to 4th grade, with a focus on three students with autism – one in 1st grade and two in the 4th grade. The aim of this research is to identify challenges and strategies for teaching English to children with autism spectrum disorders, as well as to recognise the insight of various groups of teachers regarding the inclusion of these children. It is also intended to explore the pathways that promote the academic success of these students in learning English, including the design of appropriate resources. Interviews and a questionnaire survey were carried out which, together with participant observation and documentary analysis of lesson plans, constitute data collection techniques that were then analysed to reach a conclusion.pt_PT
dc.identifier.tid203594851
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/25471
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectEnsino de inglês a criançaspt_PT
dc.subjectPerturbação do espetro do autismopt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectTeaching English to childrenpt_PT
dc.subjectAutism spectrum disorderpt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.titleO ensino de inglês a crianças com perturbação do espetro do autismo: dos desafios às respostaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Rafaela Ferreira_2024.pdf
Size:
12.83 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: