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Autorregulação emocional, realidade virtual e neurofeedback

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As perturbações de ansiedade são o tipo de doenças mentais mais comuns, afetando atualmente cerca de 264 milhões de pessoas em todo o mundo. Os tratamentos de referência apresentam limitações, devido aos seus efeitos colaterais e aos longos períodos de intervenção. Recentemente, têm surgido vÔrias abordagens emergentes, como é o caso do neurofeedback, realidade virtual e jogos sérios. Este estudo teve como objectivo determinar pressupostos e requisitos para o desenvolvimento de um jogo, com recurso a realidade virtual e neurofeedback para melhorar as competências de autorregulação emocional, em indivíduos com perturbações de ansiedade. Foi realizada uma scoping review para identificar as características dos jogos sérios com recurso a neurofeedback existentes neste âmbito; e um focus group para averiguar a perspetiva de especialistas sobre os pressupostos e requisitos mais relevantes a integrar num jogo com estas características e objetivos. Os resultados da scoping review ilustraram que a utilização combinada de jogos sérios, neurofeedback e realidade virtual é ainda uma abordagem muito residual e sem evidência consolidada, fundamentando a importância de se realizar mais investigação. Os especialistas que integram o focus group enfatizaram, entre outros, a importância dos princípios de estimulação gradativa, cocriação e personalização dos recursos a desenvolver.

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Autorregulação emocional Realidade virtual Neurofeedback Jogos sérios

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