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Authors
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Abstract(s)
As perturbaƧƵes de ansiedade sĆ£o o tipo de doenƧas mentais mais comuns, afetando atualmente cerca de 264 milhƵes de pessoas em todo o mundo. Os tratamentos de referĆŖncia apresentam limitaƧƵes, devido aos seus efeitos colaterais e aos longos perĆodos de intervenção. Recentemente, tĆŖm surgido vĆ”rias abordagens emergentes, como Ć© o caso do neurofeedback, realidade virtual e jogos sĆ©rios. Este estudo teve como objectivo determinar pressupostos e requisitos para o desenvolvimento de um jogo, com recurso a realidade virtual e neurofeedback para melhorar as competĆŖncias de autorregulação emocional, em indivĆduos com perturbaƧƵes de ansiedade. Foi realizada uma scoping review para identificar as caracterĆsticas dos jogos sĆ©rios com recurso a neurofeedback existentes neste Ć¢mbito; e um focus group para averiguar a perspetiva de especialistas sobre os pressupostos e requisitos mais relevantes a integrar num jogo com estas caracterĆsticas e objetivos. Os resultados da scoping review ilustraram que a utilização combinada de jogos sĆ©rios, neurofeedback e realidade virtual Ć© ainda uma abordagem muito residual e sem evidĆŖncia consolidada, fundamentando a importĆ¢ncia de se realizar mais investigação. Os especialistas que integram o focus group enfatizaram, entre outros, a importĆ¢ncia dos princĆpios de estimulação gradativa, cocriação e personalização dos recursos a desenvolver.
Description
Keywords
Autorregulação emocional Realidade virtual Neurofeedback Jogos sérios