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A música tradicional portuguesa na formação musical: vantagens e desvantagens de um repertório esquecido

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Abstract(s)

O presente relatório pretende expor a prática educativa realizada ao longo do último ano letivo. No primeiro momento, consta uma breve abordagem histórica do ensino da música em Portugal e da disciplina de Formação Musical no âmbito do ensino vocacional nos séculos XX e XXI, assim como diferentes definições de música tradicional e a sua importância no ensino vocacional, sendo este um elemento a ser explorado no capítulo III. O capítulo segundo é direcionado à prática educativa e aos elementos que a constituem: observação, planificação, lecionação e reflexão. É feita uma articulação entre fontes teóricas e a realidade do estágio. Em seguida, é contextualizada a instituição de ensino onde foi realizada a prática pedagógica, bem como o seu enquadramento no âmbito social e educacional. Na terceira parte deste documento, encontra-se o projeto de investigação – o foco deste trabalho – realizado ao longo deste ano letivo. Este projeto trata da questão do uso da Música Tradicional Portuguesa como estratégia de ensino nas aulas de Formação Musical. Desenvolvido através de uma abordagem metodológica qualitativa, procedeu-se ao preenchimento de questionários por parte dos professores de Formação Musical da escola e pelos alunos das duas turmas da prática pedagógica com o intuito de refletir acerca do uso deste reportório tradicional.
The present report pretend expose the educational practice gained over the last school year. The first moment consist in a historical brief approach of music educational in Portugal and the Musical Training discipline at the scope of artistic education in XX and XXI century as well as diferent definitions of tradicional music and your importance inside artistic education to be developed in third chapter. The second chapter is about educational practice and it’s elements: observational, planification, teaching and reflection. It made a link between theoric sources and intership reality. After that will be contextualized the school where the pedagogic pratic was realized, as well as the social and education scope framework. The third chapter of this document will be the investigation Project – the focus of this work – reliazed during the school year.The main question of this Project is if portuguese traditional music is used as a strategy in musical training classes. Developed through quality metethologic approach, proceeds to fill of surveys by the ear training teachers from school and by the students from the two classes assigned with the aim to reflect about the usage of tradicional repertoire.

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Keywords

Formação musical Prática de ensino supervisionada Música tradicional Musical training Supervised educational practice Traditional music

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Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

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