Repository logo
 
Publication

O uso de jogos didáticos para a consolidação do vocabulário na aprendizagem da Língua Estrangeira.

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCanha, Manuel Bernardo Queiroz
dc.contributor.authorCapelas, Lisete Ivone de Oliveira Teixeira
dc.date.accessioned2016-12-30T13:36:04Z
dc.date.available2016-12-30T13:36:04Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.description.abstractUma das técnicas utilizadas pelos professores para ensinar uma nova língua consiste nos jogos didáticos, uma vez que através da sua utilização, os alunos tendem a mostrar-se mais interessados em aprender uma língua estrangeira (LE). De facto, esta técnica não se resume à sua componente lúdica, pois possui inúmeras vantagens. Destas, destaco o facto de ser extremamente motivadora, o que favorece a captação da atenção dos alunos e a colocação em prática dos conhecimentos adquiridos, firmando a aprendizagem da LE. A devida valorização desta temática cabe ao professor, que se torna responsável pela aprendizagem e, por isso, deve promover um crescimento integral para a criança, nomeadamente os aspetos cognitivos, sociais e afetivos. No jogo, o professor encontra um forte aliado para a superação das dificuldades de aprendizagem dos alunos, melhorando o seu relacionamento com o que os rodeia, a sua autoestima e a sua confiança. Pela variedade de incentivos que oferecem, pelo ambiente que proporcionam e pela presença de regras, os jogos devem fazer parte do quotidiano da escola nas diversas áreas do conhecimento. O aluno a partir do jogo desenvolve a criatividade, a imaginação, o pensamento, a inteligência, as emoções e a consciência de que não se desenvolve sozinho e, portanto, aprende a respeitar e a relacionar-se com os outros. Este relatório final de estágio procura determinar de que modo a utilização de jogos didáticos ajuda na consolidação do vocabulário na aprendizagem de uma LE.pt_PT
dc.description.abstractOne of the approaches used by teachers to teach a new language consists of didactic games, through their use the students tend to show up more interested in learning a foreign language (LE). In fact, this approach is not limited to its playful component, once it has many advantages. Actually, I would emphasize the fact that it is extremely motivating, which captures the students' attention and puts into practice the knowledge acquired, and make possible to consolidate the learning of LE. It is up to the teacher to give the right importance to this issue, once he/ she becomes responsible for the children´s learning process, and should promote their complete development, not only cognitive, but also social and emotional. Teacher can find a strong partner on the game, since it helps to overcome children´s obstacles in the learning process, besides helping the child to create a better relation with all that surrounds him/ her, improve selfesteem and confidence. For the variety of stimulus that games can offer, as well as the cheerful atmosphere they can create, and also for the presence of rules, games should be part of school’s day life across all areas of knowledge. Using games student develops creativity, imagination, thought ability, intelligence and their consciousness that they don’t grow up alone, they realize how to respect and get on with others. This final report aims to point out how the use of didactic games can help in the process of learning and consolidating a foreign language.pt_PT
dc.identifier.tid201516390
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/9071
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectJogospt_PT
dc.subjectVocabuláriopt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectConsolidaçãopt_PT
dc.subjectLíngua estrangeirapt_PT
dc.subjectRecreationalpt_PT
dc.subjectGamespt_PT
dc.subjectVocabularypt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectConsolidationpt_PT
dc.subjectForeign languagept_PT
dc.titleO uso de jogos didáticos para a consolidação do vocabulário na aprendizagem da Língua Estrangeira.pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Inglês e de Francês ou Espanhol no Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Lisete Capelas_2014.pdf
Size:
1.9 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: