Repository logo
 
Publication

Aplicação de improvisação nas aulas de instrumento - estudo de caso da classe de guitarra do 3º ciclo e secundário do Conservatório de Música do Porto

dc.contributor.advisorCaldeira, Artur Carlos Azevedo de Saraiva
dc.contributor.advisorSalvi, Angélica
dc.contributor.advisorCerqueira, Ricardo
dc.contributor.advisorCassola, Tiago
dc.contributor.authorMeireles, Frederico José Salgado Rodrigues
dc.date.accessioned2024-09-04T11:30:46Z
dc.date.available2024-09-04T11:30:46Z
dc.date.issued2024-07-15
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) e está organizado em três capítulos. No Capítulo I, é feita uma contextualização e caracterização do Conservatório de Música do Porto, incluindo sua a estrutura organizacional, recursos físicos e a comunidade educativa, além de uma descrição detalhada do ensino da guitarra clássica na instituição. No Capítulo II, é descrita a minha Prática de Ensino Supervisionada, através de cronogramas de aulas, perfis de alunos, relatórios de observação, assim como planificações das aulas supervisionadas. São ainda incluídos os pareceres dos professores cooperantes e supervisor, antes da apresentação de uma reflexão final. O Capítulo III apresenta o meu Projeto de Investigação, que explora a integração da improvisação nas aulas de guitarra clássica do Conservatório, incluindo uma revisão bibliográfica, apresentação da metodologia de estudo, análise de dados de questionários aplicados a professores e alunos, apresentação e discussão dos resultados, e conclusão. Os resultados indicam que a grande maioria dos docentes não integra a improvisação nas suas aulas de instrumento, apesar de reconhecerem os benefícios identificados na literatura, apontando para a falta de formação nesta área como uma das principais barreiras para tal. Já os alunos expressaram interesse em incluir a improvisação nas suas aulas, reconhecendo a importância desta prática para o seu desenvolvimento musical.pt_PT
dc.description.abstractThe present Internship Report was prepared as part of the Supervised Teaching Practice course of the Master's in Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) and is organized into three chapters. Chapter I provides a characterization of the Conservatory of Music of Porto, including its organizational structure, physical resources, and educational community, along with a detailed description of classical guitar teaching at the institution. Chapter II describes my Supervised Teaching Practice, presenting class schedules, student profiles, observation reports, and lesson plans. It also includes feedback from cooperating teachers and supervisors, followed by a final reflection. Chapter III presents my Research Project, which explores the integration of improvisation in classical guitar lessons at the Conservatory, including a literature review, study methodology, data analysis from questionnaires administered to teachers and students, discussion of results, and conclusion. The results indicate that the majority of teachers do not integrate improvisation into their lessons, despite recognizing the benefits identified in the literature, pointing to a lack of training in this area as one of the main barriers. Students also expressed interest in including improvisation in their lessons, recognizing the importance of this practice for their musical development.pt_PT
dc.identifier.tid203682602pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/25902
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRelatório de estágiopt_PT
dc.subjectConservatório de Música do Portopt_PT
dc.subjectEnsino de músicapt_PT
dc.subjectGuitarra clássicapt_PT
dc.subjectImprovisaçãopt_PT
dc.subjectInternship reportpt_PT
dc.subjectConservatory of Music of Portopt_PT
dc.subjectMusic teachingpt_PT
dc.subjectClassical guitarpt_PT
dc.subjectImprovisationpt_PT
dc.titleAplicação de improvisação nas aulas de instrumento - estudo de caso da classe de guitarra do 3º ciclo e secundário do Conservatório de Música do Portopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, especialização Instrumento, guitarrapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Frederico_Meireles_MEM_2024.pdf
Size:
10.37 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: