Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMarta, Maria Margarida Campos
dc.contributor.advisorSá, Susana Marques de
dc.contributor.authorLopes, Carolina Pereira
dc.date.accessioned2017-11-28T11:50:26Z
dc.date.available2017-11-28T11:50:26Z
dc.date.issued2017
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractO presente relatório tem como objetivo principal refletir, de forma crítica e fundamentada a prática educativa desenvolvida na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada, do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A prática desenvolvida em ambos os níveis educativos, permitiu à mestranda construir um perfil profissional duplo refletindo-se num percurso de crescimento pessoal e profissional. Toda comunidade educativa teve um grande contributo no processo de formação/aprendizagem através da colaboração e supervisão bem como a nível pessoal pela partilha de experiências, saberes e opiniões. Ao adquirir a metodologia de Investigação-ação, desenvolvida através do ciclo de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, enquanto futuro profissional de Educação, possibilitou a construção de uma postura crítica reflexiva, onde os seus horizontes direcionam-se para uma visão socio construtivista, em que a imagem da criança é a de um ser com competência e atividade, e essencialmente é vista como uma criança do presente, que vive numa sociedade em constante transformação e com interesses importantes a serem evidenciados.pt_PT
dc.description.abstractThe main objective of this report is to reflect, in a critical and grounded way, on my pedagogic interventions developed in the context of Pre-School Education and Teaching in 1ST Cycle of Basic Education, present of Curricular Unit of Pedagogical Practice Supervised, present on the Masters Degree in Pre-School Education and Teaching in 1ST Cycle of Basic Education. My pedagogic interventions on both educational levels have contributed to the development of a double profile, professional as well as personal. The whole of the educational community has had an important role in my process of learning thanks to thoughtful supervision and cooperation, by sharing personal experiences, wisdom and personal views. This methodology of ‘Investigation-into-Action’ - developed by means of observation, planning, action, evaluation and reflection – made it possible for me as a professional in Education to build a self-critical posture whit focus on a social-constructive view in which children have active, competent skills and important interests to be acknowledged, living of today in an ever-changing societypt_PT
dc.identifier.tid201822407
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10554
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectAprendizagem participativapt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectParticipatory learningpt_PT
dc.subjectResearch-actionpt_PT
dc.subjectProfessional developmentpt_PT
dc.titleRelatório de Estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Carolina Lopes_2017.pdf
Size:
2.71 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: