Repository logo
 
Publication

L´indispensable op. 40 de Leonard Schulz: o contributo didático de uma obra esquecida

dc.contributor.advisorFonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
dc.contributor.advisorCaldeira, Artur Carlos Azevedo de Saraiva
dc.contributor.advisorMarques, Maria Paula
dc.contributor.authorNunes, Rui Pedro Namora
dc.date.accessioned2017-07-26T17:35:00Z
dc.date.available2017-07-26T17:35:00Z
dc.date.issued2017-07-18
dc.description.abstractEste trabalho final de mestrado pretende ser um contributo didático sobre uma série de estudos para guitarra publicada em 1840 pelo compositor Leonard Schulz (1813-1860), e propõe a sua distribuição no reportório dos diferentes graus, de forma progressiva, consoante o seu nível de dificuldade. Este Relatório de Estágio está estruturado em duas partes distintas. Em primeiro lugar descreve e reflete sobre a prática pedagógica supervisionada realizada na Escola de Música Óscar da Silva, no âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música da ESMAE. Em segundo lugar analisa o contributo didático dos referidos estudos de Leonard Schulz, partindo de uma perspetiva de um projeto de investigação e numa metodologia de estudo comparativo das características técnico-interpretativas das obras; esta análise é precedida por uma biografia do compositor, redigida a partir de uma recolha e estudo aprofundado de fontes primárias, secundárias e artigos de referência. Importa salientar a relevância do emprego destas peças na didática e pedagogia do instrumento guitarra, para o mesmo poder fazer desejavelmente parte de um portfólio de escolhas.pt_PT
dc.description.abstractThis masters thesis aims at being a didactic contribution focusing on a series of classical guitar Etudes published by the composer Leonard Schulz (1813-1860). It is suggested in this study that the pieces should be included in the repertoire of the different learning grades of the instrument, in a progressive way and according to its difficulty. The report is structured in two parts: The first part describes the supervised pedagogical practice followed at the Escola de Música Óscar da Silva according to the framework defined by the Master Course in Music Teaching (Guitar) at Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo. The second part of the study analyses the didactic contribution of the studies of Leonard Schulz from a research point of view. This approach follows a comparative methodology, based on the technical and interpretative characteristics of the pieces and includes the composer’s biography, collected from primary and secondary sources and from research papers on the subject.. It is important to point out the significance of including these pieces in the didactics and pedagogy of the instrument, in order to further broaden the choices of the repertoire.pt_PT
dc.identifier.tid201720477pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10149
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectLeonard Schulzpt_PT
dc.subjectEstudos para guitarrapt_PT
dc.subjectL’indispensablept_PT
dc.subjectSéculo XIXpt_PT
dc.subjectGuitarra studies
dc.subject19th century
dc.titleL´indispensable op. 40 de Leonard Schulz: o contributo didático de uma obra esquecidapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, especialização Instrumento, guitarrapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_RuiNunes_2017.pdf
Size:
28.07 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: