Repository logo
 
Publication

Concerto para trompete e orquestra de Henri Tomasi: uma fusão entre música erudita e jazz

dc.contributor.advisorResende, Eugénio Manuel de Amorim
dc.contributor.advisorWauldron, Kevin Gerard
dc.contributor.authorCosta, Pedro Tafulo da
dc.date.accessioned2025-01-27T12:25:39Z
dc.date.available2025-01-27T12:25:39Z
dc.date.issued2024-11-21
dc.description.abstractO presente projeto científico teve como objetivo central a exploração e aprofundamento dos conhecimentos sobre aspetos do método composicional de Henri Tomasi (1901-1971), mais especificamente no que diz respeito ao Concerto para trompete e orquestra (1948), que serviu como base para este estudo. Adicionalmente, realizou-se uma pesquisa com o intuito de demonstrar como determinados compositores contemporâneos e novos estilos musicais que estavam a chegar "recentemente" à Europa influenciaram, de alguma forma, sua forma de compor. A estrutura deste trabalho começa com uma breve biografia de Henri Tomasi, com foco na sua vida e contato que teve alguns dos principais e mais importantes compositores do século XX. De seguida, realizou-se uma análise do Concerto, de modo a encontrar referências e semelhanças com os seguintes compositores: Claude Debussy (1862-1918), Igor Stravinsky (1882-1971), Maurice Ravel (1875-1937) e George Gershwin (1898-1937). A análise harmónica, estrutural e contextual na obra em questão realizada em prol do presente projeto científico, permite que o interprete detenha o conhecimento empírico para realizar uma performance de execução exímia e historicamente o mais correta possível, pretendendo ainda contribuir para a prossecução do estudo da obra e do compositor, nem sempre valorizado convenientemente.por
dc.description.abstractThe central aim of this scientific project was to explore and deepen the knowledge of Henri Tomasi's (1901-1971) compositional methods, specifically in relation to his Concerto for Trumpet and Orchestra (1948), which served as the foundation for this study. Furthermore, research was carried out to demonstrate how certain contemporary composers and emerging musical styles that were "recently" arriving in Europe influenced, to some extent, his compositional approach. The structure of this work begins with a brief biography of Henri Tomasi, focusing on his life and the connections he had with some of the most prominent and influential composers of the 20th century. Following this, an analysis of the Concerto was carried out to identify references and similarities with the following composers: Claude Debussy (1862-1918), Igor Stravinsky (1882-1971), Maurice Ravel (1875-1937), and George Gershwin (1898-1937). The harmonic, structural, and contextual analysis of the work undertaken for this scientific project provides performers with the empirical knowledge necessary to deliver an exemplary and historically accurate performance, while also contributing to the continued study of both the piece and the composer, who has not always been adequately recognized.eng
dc.identifier.tid203806271
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/29298
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectHenri Tomasi
dc.subjectConcerto
dc.subjectTrompete
dc.subjectJazz
dc.subjectInfluências estilísticas
dc.subjectTrumpet
dc.subjectStylistic influences
dc.titleConcerto para trompete e orquestra de Henri Tomasi: uma fusão entre música erudita e jazzpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameProjeto apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Música – Interpretação Artística, especialização Trompete

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Pedro_Costa_MIA_2024.pdf
Size:
2.57 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: