Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Concerto para trompete e orquestra de Henri Tomasi: uma fusão entre música erudita e jazz

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Pedro_Costa_MIA_2024.pdf2.57 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente projeto científico teve como objetivo central a exploração e aprofundamento dos conhecimentos sobre aspetos do método composicional de Henri Tomasi (1901-1971), mais especificamente no que diz respeito ao Concerto para trompete e orquestra (1948), que serviu como base para este estudo. Adicionalmente, realizou-se uma pesquisa com o intuito de demonstrar como determinados compositores contemporâneos e novos estilos musicais que estavam a chegar "recentemente" à Europa influenciaram, de alguma forma, sua forma de compor. A estrutura deste trabalho começa com uma breve biografia de Henri Tomasi, com foco na sua vida e contato que teve alguns dos principais e mais importantes compositores do século XX. De seguida, realizou-se uma análise do Concerto, de modo a encontrar referências e semelhanças com os seguintes compositores: Claude Debussy (1862-1918), Igor Stravinsky (1882-1971), Maurice Ravel (1875-1937) e George Gershwin (1898-1937). A análise harmónica, estrutural e contextual na obra em questão realizada em prol do presente projeto científico, permite que o interprete detenha o conhecimento empírico para realizar uma performance de execução exímia e historicamente o mais correta possível, pretendendo ainda contribuir para a prossecução do estudo da obra e do compositor, nem sempre valorizado convenientemente.
The central aim of this scientific project was to explore and deepen the knowledge of Henri Tomasi's (1901-1971) compositional methods, specifically in relation to his Concerto for Trumpet and Orchestra (1948), which served as the foundation for this study. Furthermore, research was carried out to demonstrate how certain contemporary composers and emerging musical styles that were "recently" arriving in Europe influenced, to some extent, his compositional approach. The structure of this work begins with a brief biography of Henri Tomasi, focusing on his life and the connections he had with some of the most prominent and influential composers of the 20th century. Following this, an analysis of the Concerto was carried out to identify references and similarities with the following composers: Claude Debussy (1862-1918), Igor Stravinsky (1882-1971), Maurice Ravel (1875-1937), and George Gershwin (1898-1937). The harmonic, structural, and contextual analysis of the work undertaken for this scientific project provides performers with the empirical knowledge necessary to deliver an exemplary and historically accurate performance, while also contributing to the continued study of both the piece and the composer, who has not always been adequately recognized.

Description

Keywords

Henri Tomasi Concerto Trompete Jazz Influências estilísticas Trumpet Stylistic influences

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence