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Para uma visão triangulada dos direitos em creche: análise com base no manifesto epistolar de Malaguzzi*
dc.contributor.author | Araújo, S. Barros | |
dc.date.accessioned | 2018-11-26T10:05:31Z | |
dc.date.available | 2018-11-26T10:05:31Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | No texto Uma carta dos três direitos, Loris Malaguzzi expressa, de forma integrada e equânime, a valorização de direitos de crianças, pais e educadores em instituições de educação de infância. Com base nesse documento, de cunho político e ético marcadamente participativo, discutem-se possibilidades pedagógicas em instituições de educação e cuidados a crianças nos primeiros três anos de vida, percebidas demasiadas vezes enquanto loci potenciais de negligência e/ou subtração desses direitos. Algumas circunstâncias da realidade portuguesa, sobretudo de natureza sociopolítica, que tem representado um condicionamento à qualidade das experiências cotidianas nos contextos de creche são analisadas. Transversalmente, é apontada a centralidade da(s) pedagogia(s) de raiz participativa na materialização de uma visão triangulada dos direitos, relativa a crianças, profissionais e famílias. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/12272 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Creche | pt_PT |
dc.subject | Direitos | |
dc.subject | Pedagogias participativas | |
dc.title | Para uma visão triangulada dos direitos em creche: análise com base no manifesto epistolar de Malaguzzi* | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 144 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 100 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 131 | pt_PT |
oaire.citation.volume | 30 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |