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Para uma visão triangulada dos direitos em creche: análise com base no manifesto epistolar de Malaguzzi*

dc.contributor.authorAraújo, S. Barros
dc.date.accessioned2018-11-26T10:05:31Z
dc.date.available2018-11-26T10:05:31Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractNo texto Uma carta dos três direitos, Loris Malaguzzi expressa, de forma integrada e equânime, a valorização de direitos de crianças, pais e educadores em instituições de educação de infância. Com base nesse documento, de cunho político e ético marcadamente participativo, discutem-se possibilidades pedagógicas em instituições de educação e cuidados a crianças nos primeiros três anos de vida, percebidas demasiadas vezes enquanto loci potenciais de negligência e/ou subtração desses direitos. Algumas circunstâncias da realidade portuguesa, sobretudo de natureza sociopolítica, que tem representado um condicionamento à qualidade das experiências cotidianas nos contextos de creche são analisadas. Transversalmente, é apontada a centralidade da(s) pedagogia(s) de raiz participativa na materialização de uma visão triangulada dos direitos, relativa a crianças, profissionais e famílias.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/12272
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectCrechept_PT
dc.subjectDireitos
dc.subjectPedagogias participativas
dc.titlePara uma visão triangulada dos direitos em creche: análise com base no manifesto epistolar de Malaguzzi*pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage144pt_PT
oaire.citation.issue100pt_PT
oaire.citation.startPage131pt_PT
oaire.citation.volume30pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

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