Repository logo
 
Publication

Passo a passo na construção da identidade docente - aprender a ensinar, ensinar a aprender Relatório de Estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Carla
dc.contributor.authorSantos, Ana Maria Oliveira
dc.date.accessioned2017-01-04T14:43:15Z
dc.date.available2017-01-04T14:43:15Z
dc.date.issued2016
dc.date.submitted2016
dc.description.abstractO presente relatório, para além de constituir uma condição fundamental para a conclusão do mestrado profissionalizante em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, é tido como o reflexo da formação profissional e pessoal realizada. Essa formação é proporcionada, em grande modo, pela Prática Educativa Supervisionada, tendo em conta que a incursão nos contextos reais “constitui o momento privilegiado, e insubstituível de aprendizagem da mobilização dos conhecimentos, capacidades, competências e atitudes (...) em contexto real” (DL n.º 43/2007, preâmbulo, p. 1321), proporcionando ferramentas essenciais na nossa formação como profissionais “de educação com a função específica de ensinar” (DL n.º 240/2001, anexo, p. 5570). Deste modo, o “Relatório de Estágio”, testemunho da incursão no contexto educativo, apresenta como objetivos que concorrem para o desenvolvimento de competências cruciais à construção de um perfil profissional generalista: - Descrever e refletir sobre a Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico; - Demonstrar uma atitude critico-reflexiva, face aos momentos de formação profissional e pessoal, durante a Prática Educativa Supervisionada, tendo em conta possíveis fragilidades ou aspetos a melhorar; - Evidenciar mobilização, para o contexto educativo de Prática Educativa Supervisionada, dos diferentes conhecimentos (científicos, pedagógicos, didáticos e culturais), aprendidos durante os ciclos de estudo que contemplam a formação em questão; - Demonstrar a importância da conceção, desenvolvimento e avaliação de um projeto, de cariz educativo, enquanto desafio promotor da construção de uma identidade investigativa, fundamental ao “professor- investigador”.
dc.identifier.tid201612453
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/9098
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectDiferenciação pedagógica
dc.subjectEnsinar
dc.subjectAprender
dc.titlePasso a passo na construção da identidade docente - aprender a ensinar, ensinar a aprender Relatório de Estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_ AnaSantos_2016.pdf
Size:
5.79 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: