Publication
Passo a passo na construção da identidade docente - aprender a ensinar, ensinar a aprender Relatório de Estágio
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Carla | |
dc.contributor.author | Santos, Ana Maria Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2017-01-04T14:43:15Z | |
dc.date.available | 2017-01-04T14:43:15Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.description.abstract | O presente relatório, para além de constituir uma condição fundamental para a conclusão do mestrado profissionalizante em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, é tido como o reflexo da formação profissional e pessoal realizada. Essa formação é proporcionada, em grande modo, pela Prática Educativa Supervisionada, tendo em conta que a incursão nos contextos reais “constitui o momento privilegiado, e insubstituível de aprendizagem da mobilização dos conhecimentos, capacidades, competências e atitudes (...) em contexto real” (DL n.º 43/2007, preâmbulo, p. 1321), proporcionando ferramentas essenciais na nossa formação como profissionais “de educação com a função específica de ensinar” (DL n.º 240/2001, anexo, p. 5570). Deste modo, o “Relatório de Estágio”, testemunho da incursão no contexto educativo, apresenta como objetivos que concorrem para o desenvolvimento de competências cruciais à construção de um perfil profissional generalista: - Descrever e refletir sobre a Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico; - Demonstrar uma atitude critico-reflexiva, face aos momentos de formação profissional e pessoal, durante a Prática Educativa Supervisionada, tendo em conta possíveis fragilidades ou aspetos a melhorar; - Evidenciar mobilização, para o contexto educativo de Prática Educativa Supervisionada, dos diferentes conhecimentos (científicos, pedagógicos, didáticos e culturais), aprendidos durante os ciclos de estudo que contemplam a formação em questão; - Demonstrar a importância da conceção, desenvolvimento e avaliação de um projeto, de cariz educativo, enquanto desafio promotor da construção de uma identidade investigativa, fundamental ao “professor- investigador”. | |
dc.identifier.tid | 201612453 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/9098 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
dc.subject | Diferenciação pedagógica | |
dc.subject | Ensinar | |
dc.subject | Aprender | |
dc.title | Passo a passo na construção da identidade docente - aprender a ensinar, ensinar a aprender Relatório de Estágio | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico | pt_PT |