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Impacto de politicas públicas de assistência estudantil nos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no período de 2016 a 2018 do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO - Campus Vilhena

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorGonçalves, Zita Maria Alves Romero de Oliveira Rodrigues
dc.contributor.authorSilva, Aparecido Portela da
dc.date.accessioned2019-05-09T08:09:00Z
dc.date.available2019-05-09T08:09:00Z
dc.date.issued2019-05-06
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Assessoria de Administração do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, como parte dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Assessoria de Administração, sob a orientação da Professora Doutora Zita Maria Alves Romero de Oliveira Rodrigues Gonçalves. Esta versão inclui as recomendações sugeridas pelo júri após a defesapt_PT
dc.description.abstractÉ comum alguns alunos não iniciarem e/ou terminarem abruptamente seus cursos por falta de meios financeiros. O Governo Brasileiro criou, em tempos, o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) com o objetivo de mitigar esta situação. Para implantação do PNAES é necessária uma equipe multidisciplinar, sendo um dos seus membros, obrigatoriamente, um Assistente Social com o objetivo de analisar e de avaliar a situação econômica dos alunos considerados socioeconomicamente vulneráveis. A presente pesquisa teve como objetivo investigar o impacto nos referidos alunos que recebiam ou que recebem algum tipo de auxílio. Primeiramente, foi realizada uma revisão bibliográfica dos principais autores que tratam sobre o tema. Como instrumentos de coleta de dados, usou-se a análise documental de estatísticas relacionadas ao assunto, assim como a aplicação de inquéritos sob a forma de entrevista junto aos servidores gestores (Diretor Geral, Assistente Social, Diretor de Ensino, Coordenador de Assistência ao Educando e os Coordenadores dos Cursos Técnicos) e questionários junto aos alunos concluintes dos terceiros anos dos Cursos Técnicos Integrados do Ensino Médio, beneficiados com auxílio estudantil do PNAES do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Vilhena (IFRO-CV). O estudo teve também como suporte o Decreto nº 7.234/2010, que dispõe sobre o PNAES, contendo disposições legais sobre as atividades das Instituições Federais de Educação a este respeito. Os resultados da pesquisa indicam que o PNAES está sendo bem divulgado e que os auxílios impactam diretamente na conclusão dos cursos; por vezes as verbas não são completamente empregadas e outras ocasiões não são suficientes para as necessidades; um dos principais problemas encontrados foi o atraso no pagamento das ajudas financeiras aos alunos; constatou-se que o IFRO-CV não possui sistema de avaliação dos Programas de Assistência Estudantil, nem faz acompanhamento das ajudas concedidas. Portanto, é necessário criar mecanismos de avaliação do PNAES e a equipe tem de providenciar acompanhamento dos alunos beneficiados, dentro do IFRO-CV.pt_PT
dc.description.abstractIt is common for some students not to start and / or abruptly end their courses because of lack of financial means. The Brazilian Government has, in time, created the National Program of Student Assistance (PNAES) in order to mitigate this situation. In order to implement the PNAES, a multidisciplinary team is required, one of its members being a Social Worker with the objective of analyzing and evaluating the economic situation of students considered to be socioeconomically vulnerable. The present research had as objective to investigate the impact in the referred students that received or that receive some type of aid. Firstly, a bibliographical review of the main authors dealing with the topic. As data collection instruments, we used documentary analysis of statistics related to the subject, as well as the application of surveys in the form of interviews with the managing servers (General Director, Social Worker, Teaching Director, Educando Assistance Coordinator and the Coordinators of the Technical Courses) and questionnaires with the students graduating from the third years of the Integrated Technical Courses of High School, benefiting from the PNAES of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rondônia - Campus Vilhena (IFRO-CV). Decree No. 7.234 / 2010 also supported the study, which provides for the PNAES, containing legal provisions on the activities of the Federal Education Institutions in this regard. The results of the research indicate that the PNAES is being well publicized and that the aid has a direct impact on the completion of the courses; sometimes the funds are not fully employed and others are not sufficient for the needs; one of the main problems encountered was the delay in the payment of financial aid to students; we found that IFRO-CV neither has an evaluation system for Student Assistance Programs, nor monitors the aid granted. Therefore, it is necessary to create mechanisms for the evaluation of PNAES and the team has to provide follow-up of the beneficiary students within the IFRO-CV.pt_PT
dc.identifier.tid202242854pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/13686
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação profissionalpt_PT
dc.subjectPoliticas públicaspt_PT
dc.subjectPlano nacional de assistência estudantilpt_PT
dc.subjectAjuda financeira a alunospt_PT
dc.subjectIFROpt_PT
dc.subjectNational atudent assistance planpt_PT
dc.subjectFinancial aid to studentspt_PT
dc.subjectProfessional educationpt_PT
dc.subjectPublic policypt_PT
dc.titleImpacto de politicas públicas de assistência estudantil nos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no período de 2016 a 2018 do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO - Campus Vilhenapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameAssessoria de Administraçãopt_PT

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