Browsing by Issue Date, starting with "2019-05-06"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Impacto de politicas públicas de assistência estudantil nos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no período de 2016 a 2018 do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO - Campus VilhenaPublication . Silva, Aparecido Portela da; Gonçalves, Zita Maria Alves Romero de Oliveira RodriguesÉ comum alguns alunos não iniciarem e/ou terminarem abruptamente seus cursos por falta de meios financeiros. O Governo Brasileiro criou, em tempos, o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) com o objetivo de mitigar esta situação. Para implantação do PNAES é necessária uma equipe multidisciplinar, sendo um dos seus membros, obrigatoriamente, um Assistente Social com o objetivo de analisar e de avaliar a situação econômica dos alunos considerados socioeconomicamente vulneráveis. A presente pesquisa teve como objetivo investigar o impacto nos referidos alunos que recebiam ou que recebem algum tipo de auxílio. Primeiramente, foi realizada uma revisão bibliográfica dos principais autores que tratam sobre o tema. Como instrumentos de coleta de dados, usou-se a análise documental de estatísticas relacionadas ao assunto, assim como a aplicação de inquéritos sob a forma de entrevista junto aos servidores gestores (Diretor Geral, Assistente Social, Diretor de Ensino, Coordenador de Assistência ao Educando e os Coordenadores dos Cursos Técnicos) e questionários junto aos alunos concluintes dos terceiros anos dos Cursos Técnicos Integrados do Ensino Médio, beneficiados com auxílio estudantil do PNAES do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Vilhena (IFRO-CV). O estudo teve também como suporte o Decreto nº 7.234/2010, que dispõe sobre o PNAES, contendo disposições legais sobre as atividades das Instituições Federais de Educação a este respeito. Os resultados da pesquisa indicam que o PNAES está sendo bem divulgado e que os auxílios impactam diretamente na conclusão dos cursos; por vezes as verbas não são completamente empregadas e outras ocasiões não são suficientes para as necessidades; um dos principais problemas encontrados foi o atraso no pagamento das ajudas financeiras aos alunos; constatou-se que o IFRO-CV não possui sistema de avaliação dos Programas de Assistência Estudantil, nem faz acompanhamento das ajudas concedidas. Portanto, é necessário criar mecanismos de avaliação do PNAES e a equipe tem de providenciar acompanhamento dos alunos beneficiados, dentro do IFRO-CV.