Repository logo
 
Publication

ExperiĂȘncias de filhos ouvintes com pais surdos nas dimensĂ”es: familiar, social e educativa

datacite.subject.fosCiĂȘncias Sociais::CiĂȘncias da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBarbosa, Susana
dc.contributor.authorSilva, Marina Santos
dc.date.accessioned2018-05-11T13:22:36Z
dc.date.available2018-05-11T13:22:36Z
dc.date.issued2017
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractO estudo que se apresenta Ă© um estudo de caso e pretende explorar a perspetiva de indivĂ­duos face a acontecimentos e experiĂȘncias da sua vida: a perspetiva de filhos ouvintes de pais surdos relativamente ao seu desenvolvimento social, familiar e educativo. Nesta investigação qualitativa participam 14 indivĂ­duos filhos de pais surdos, utilizando-se o inquĂ©rito para recolher informação sociodemogrĂĄfica sobre os mesmos e a entrevista semiestruturada para aferir a sua perspetiva. Os resultados revelam que, de uma forma geral, ser filho de pais surdos nĂŁo teve um impacto negativo no desenvolvimento familiar, social e educativo dos participantes, percebendo-se que mantĂȘm relaçÔes de grande proximidade e cumplicidade com os pais. Os participantes assumem frequentemente o papel de intĂ©rpretes dos seus pais para tratar de assuntos pessoais e profissionais, o que evidencia a falta de intĂ©rpretes nos serviços pĂșblicos como: escola, finanças, centro de saĂșde, hospital e segurança social.pt_PT
dc.description.abstractThe present study is a case study and intends to explore the perspective of individuals in the face of events and experiences in their lives: the perspective of hearing children of deaf parents regarding their social, family and educational development. In this qualitative investigation, 14 individuals from deaf parents participate, using the survey to collect sociodemographic information about them and the semi-structured interview to gauge their perspective. The results reveal that, in general, being children of deaf parents did not have a negative impact on the family, social and educational development of the participants, perceiving that they maintain relations of close proximity and complicity with the parents. Participants often assume the role of interpreters from their parents to deal with personal and professional matters, which shows the lack of interpreters in public services such as school, finance, health center, hospital and social security.pt_PT
dc.identifier.tid201914255
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/11595
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectCODApt_PT
dc.subjectDesenvolvimento familiar, social e educativopt_PT
dc.subjectFamily, Social and educational developmentpt_PT
dc.titleExperiĂȘncias de filhos ouvintes com pais surdos nas dimensĂ”es: familiar, social e educativapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMESTRADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: MULTIDEFICIÊNCIA E PROBLEMAS DE COGNIÇÃOpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Marina Silva_2017.pdf
Size:
2.13 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: