| dc.contributor.author | Cardoso, Maria Inês | |
| dc.date.accessioned | 2019-01-29T14:43:36Z | |
| dc.date.available | 2019-01-29T14:43:36Z | |
| dc.date.issued | 2017 | |
| dc.description.abstract | A identidade profissional (IP) é entendida como um processo dinâmico e evolutivo, (re)construído em interação (Dubar, 1997; Mead, 1962), que congrega duas dimensões: a individual e a coletiva (Lopes, 2007; Stets & Burke, 2000). A dimensão coletiva envolve a partilha de significados e de representações sociais no interior de comunidades de prática (CoP) (Wenger, 1998), onde se estabelecem práticas comunicacionais favoráveis à reconstrução da IP durante a formação. O presente estudo visa compreender a influência do contexto de estágio na formação dos futuros professores, tendo em conta as perspetivas discursiva e de afinidade propostas por Gee (2001), o conceito de CoP desenvolvido por Wenger (1998) e o entendimento partilhado por Clandinin e colegas (2006) e por Sfard e Prusak (2005), de que a (re)construção da identidade docente poderá ser interpretada através de narrativas ou autodiálogos. O principal objetivo é compreender o modo como os estagiários aprendem a ser professores em CoP e como é que a própria CoP evolui para os apoiar no seu esforço de desenvolvimento pessoal e profissional, sob o olhar interno do professor cooperante, num cruzamento de perspetivas entre formador e formandos. Utiliza uma metodologia qualitativa, com recurso a grupo focal, entrevistas individuais e diários de bordo. Concluiu-se que o processo de estágio transformou os modos de ser e de agir dos formandos, razão pela qual a importância atribuída ao funcionamento da CoP transcendeu o processo através do qual cada estagiário aprendeu a ser professor. Tratou-se de uma aprendizagem coletiva, em que todos contribuíram para a co-construção da identidade da própria CoP. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.isbn | 978-989-8471-26-0 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/12787 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.subject | Identidade docente | pt_PT |
| dc.subject | Comunidade de prática | pt_PT |
| dc.subject | Formação de professores | pt_PT |
| dc.subject | Autoetnografia | pt_PT |
| dc.title | A reconstrução da identidade profissional em comunidades de prática | pt_PT |
| dc.type | book part | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FCED%2F00167%2F2013/PT | |
| oaire.citation.endPage | 87 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 71 | pt_PT |
| oaire.citation.title | O tempo dos professores | pt_PT |
| oaire.fundingStream | 5876 | |
| project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
| project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | bookPart | pt_PT |
| relation.isProjectOfPublication | 56215ac2-798c-4a1b-ae45-c7b9685f5c87 | |
| relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 56215ac2-798c-4a1b-ae45-c7b9685f5c87 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Art_Maria Teixeira_2017.pdf
- Size:
- 18.04 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
- Art_Teixeira Maria_2017
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
