Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A reconstrução da identidade profissional em comunidades de prática

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Art_Maria Teixeira_2017.pdfArt_Teixeira Maria_201718.04 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A identidade profissional (IP) é entendida como um processo dinâmico e evolutivo, (re)construído em interação (Dubar, 1997; Mead, 1962), que congrega duas dimensões: a individual e a coletiva (Lopes, 2007; Stets & Burke, 2000). A dimensão coletiva envolve a partilha de significados e de representações sociais no interior de comunidades de prática (CoP) (Wenger, 1998), onde se estabelecem práticas comunicacionais favoráveis à reconstrução da IP durante a formação. O presente estudo visa compreender a influência do contexto de estágio na formação dos futuros professores, tendo em conta as perspetivas discursiva e de afinidade propostas por Gee (2001), o conceito de CoP desenvolvido por Wenger (1998) e o entendimento partilhado por Clandinin e colegas (2006) e por Sfard e Prusak (2005), de que a (re)construção da identidade docente poderá ser interpretada através de narrativas ou autodiálogos. O principal objetivo é compreender o modo como os estagiários aprendem a ser professores em CoP e como é que a própria CoP evolui para os apoiar no seu esforço de desenvolvimento pessoal e profissional, sob o olhar interno do professor cooperante, num cruzamento de perspetivas entre formador e formandos. Utiliza uma metodologia qualitativa, com recurso a grupo focal, entrevistas individuais e diários de bordo. Concluiu-se que o processo de estágio transformou os modos de ser e de agir dos formandos, razão pela qual a importância atribuída ao funcionamento da CoP transcendeu o processo através do qual cada estagiário aprendeu a ser professor. Tratou-se de uma aprendizagem coletiva, em que todos contribuíram para a co-construção da identidade da própria CoP.

Description

Keywords

Identidade docente Comunidade de prática Formação de professores Autoetnografia

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Research ProjectShow more

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License