Repository logo
 
Publication

Aplicabilidade dos métodos clássicos de canto no ensino contemporâneo em Portugal: contributo para a recuperação de práticas de belcanto

dc.contributor.advisorFerreira, Magna Margarida Marques da Silva
dc.contributor.advisorTeixeira, Cláudia Nelson
dc.contributor.authorFerreira, Paulo Jorge de Oliveira
dc.date.accessioned2025-09-02T12:56:16Z
dc.date.available2025-09-02T12:56:16Z
dc.date.issued2025-07-18
dc.description.abstractEste estudo analisa a aplicabilidade e reintegração dos métodos clássicos de canto no contexto contemporâneo do ensino artístico especializado em Portugal, com especial enfoque no legado técnico e expressivo do Belcanto. Pretende-se clarificar este conceito, frequentemente envolto em ambiguidades, evidenciando-o não apenas como um estilo vocal histórico, mas como uma técnica estruturada, funcional e pedagogicamente relevante. A investigação adotou uma abordagem qualitativa e descritiva, tendo por base a análise de inquéritos aplicados a docentes de Canto em diferentes regiões do país. O objetivo principal consistiu em avaliar o grau de conhecimento, uso e valorização dos métodos clássicos no ensino atual, bem como identificar perceções e práticas associadas à sua integração. Os resultados revelam uma compreensão frequentemente fragmentada do conceito de Belcanto e uma aplicação irregular dos métodos tradicionais, sugerindo um desfasamento entre o discurso técnico presente na literatura especializada e a realidade pedagógica em sala de aula. Conclui-se pela necessidade de um compromisso mais consciente e fundamentado por parte dos docentes, capaz de valorizar os contributos da tradição histórica como alicerces para práticas vocais sustentáveis, coerentes e expressivamente significativas.por
dc.description.abstractThis study examines the applicability and reintegration of classical vocal methods within the contemporary context of specialized music education in Portugal, with particular focus on the technical and expressive legacy of Belcanto. The aim is to clarify this concept – often surrounded by ambiguity – by highlighting it not only as a historical vocal style, but as a structured, functional, and pedagogically relevant technique. The research adopted a qualitative and descriptive approach, based on the analysis of questionnaires distributed to voice teachers across various regions of the country. Its main objective was to assess the level of knowledge, use, and pedagogical appreciation of classical vocal methods in current teaching practices, as well as to explore perceptions and attitudes towards their integration. The results reveal a frequently fragmented understanding of the Belcanto concept and an inconsistent application of traditional methods, suggesting a gap between the theoretical discourse found in specialized literature and actual classroom practice. The study concludes with an appeal for greater pedagogical awareness and intentionality, emphasizing the enduring value of historical methods as foundations for sustainable, coherent, and artistically meaningful vocal education.eng
dc.identifier.tid203979826
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/30333
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectBelcanto
dc.subjectTécnica vocal
dc.subjectMétodos clássicos de canto
dc.subjectEnsino artístico especializado
dc.subjectConsciência pedagógica
dc.subjectVocal technique
dc.subjectClassical singing methods
dc.subjectSpecialized music education
dc.subjectPedagogical awareness
dc.titleAplicabilidade dos métodos clássicos de canto no ensino contemporâneo em Portugal: contributo para a recuperação de práticas de belcantopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, especialização Canto

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Paulo_Ferreira_MEM_2025.pdf
Size:
44.19 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: