Publication
Relatório de Estágio
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Guedes, António José de Oliveira | |
dc.contributor.author | Gomes, Joana Catarina da Costa | |
dc.date.accessioned | 2016-10-10T11:46:57Z | |
dc.date.available | 2016-10-10T11:46:57Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de estágio insere-se na unidade curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, relativa ao segundo ano do mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Deste modo, tem como objetivo divulgar de uma forma refletida e alicerçada, todo um caminho percorrido pela mestranda na prática e todas as opções tomadas relativamente à intervenção educativa no contexto de prática de ensino no 1.º e 2.º CEB. Num primeiro momento é evidenciado um enquadramento académico e profissional, tendo em conta os pressupostos legais, a nível académico, e os pressupostos teóricos e práticos a nível da formação profissional, que sustentaram e orientaram toda a prática educativa supervisionada da professora estagiária. Além da componente teórica, num segundo momento, procede-se à descrição dos contextos educativos do Agrupamento de Escolas PVC, nomeadamente o 2.º Ano A da EB1/JI dos M, o 5.º A e o 6.º D da EB2/3 PVC, em que a professora estagiária se inseriu e onde desenvolveu a sua prática pedagógica. De seguida, é realizada uma narração e de reflexão fundamentada de todas as práticas educativas e experiências vividas em ambos os contextos. Sendo a componente investigativa extremamente importante para a formação docente é retratada também a realização de um projeto investigativo, implementado em contexto de 1.º ciclo, seguindo as especificidades da investigação-ação, que permite ao professor averiguar acerca das suas práticas, no sentido de as aperfeiçoar e renovar. Neste sentido, este documento finaliza um primeiro momento da formação docente, sendo que aqui se inicia um percurso de aprendizagens e desafios que serão o mote para a constante formação e procura da identidade. | pt_PT |
dc.description.abstract | This internship report is part of the discipline of Curriculum Integration: Education and Training Report practice, part of the second year of the Master in Teaching 1st and 2nd cycle of studies (COS) Thus, aims to disseminate, in a thoughtful and grounded way, all a path taken by graduate student in practice, and all the choices made regarding the educational intervention in teaching practice context in the 1st and 2nd COS. In a first moment an academic and professional framework is evidenced, taking into account the legal requirements, in the academic level, and theoretical and practical assumptions at the level of professional qualification, which supported and guided all supervised educational practice of the trainee teacher. Besides the theoretical component, in a second moment it proceeds to the description of the educational settings of the PVC Group of Schools, in particular the 2nd Year A of the EB1/JI of M, the 5th A and 6th D of the EB2/3 PVC, where the trainee teacher was fixed and where she developed her pedagogical practice. Then is held a narration followed by a reasoned reflection of all educational practices and lived experiences in both contexts. Being extremely important the investigative component for teacher training, is portrayed also the conducting of an investigative project implemented in the context of the 1st cycle os stydies, following the specifics of the investigation-action, which allows the teacher to find out about your practices, in na effort to improve and renew them. In this sense, this document concludes the initial stage of teacher training, and here begins a journey of learning and challenges that will be the theme for the constant training and search of identity. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201262150 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/8534 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
dc.subject | formação | pt_PT |
dc.subject | investigação | pt_PT |
dc.subject | reflexão | pt_PT |
dc.subject | prática educativa supervisionada | pt_PT |
dc.subject | training | pt_PT |
dc.subject | investigation | pt_PT |
dc.subject | reflection | pt_PT |
dc.subject | supervised educational practice | pt_PT |
dc.title | Relatório de Estágio | pt_PT |
dc.title.alternative | Educação: um mundo de oportunidades | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico | pt_PT |