Repository logo
 
Publication

O plurilinguismo no ensino do léxico e da gramática da língua estrangeira

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCanha, Manuel Bernardo Queiroz
dc.contributor.authorFreitas, Odete Lopes
dc.date.accessioned2016-12-30T13:10:29Z
dc.date.available2016-12-30T13:10:29Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractO trabalho por mim desenvolvido neste relatório pretende abordar o plurilinguismo no ensino de uma segunda língua e despertar os alunos para a necessidade de comunicar eficazmente e lhes permitir encontrar significado na sua aprendizagem. Pretende mostrar que, através da abordagem plurilingue na sala de aula através do léxico e da gramática comparativa é possível a transmissão de valores culturais e semânticos e de intercompreensão que ajudam o aluno a compreender as relações que as palavras têm com a cultura de qualquer povo. Pretende, ainda, mostrar que o plurilinguismo se apresenta, devido às suas características, como uma ferramenta adequada no ensino do léxico e da gramática, permitindo envolver os alunos na busca de significados e interpretações, ajudando-os a desenvolver não só as suas competências linguísticas como multiculturais. Este trabalho apresenta uma parte teórica, em que são explorados os princípios teóricos e metodológicos subjacentes ao plurilinguismo que suportam as propostas realizadas na segunda parte, de carácter essencialmente prático.pt_PT
dc.description.abstractThe work developed by me in this paper aims to approach plurilingualism in teaching a second language and awaken students to the need to communicate effectively and enable them to find meaning in their learning. Aims to show that, through the plurilingual approach in the classroom through the lexicon and comparative grammar it is possible the transmission of cultural and semantic values and mutual understanding that help the student to understand the relation between words with the culture of any people. It also intends to show that plurilingualism is presented, due to their characteristics, as an appropriate tool in teaching vocabulary and grammar, allowing the engage of students in the search of meanings and interpretations, helping them to develop not only their linguistic skills but also multicultural ones. This paper presents a theoretical part, where the theoretical and methodological principles are explored underlying plurilingualism that support the proposals made in the second part, which are essentially practical.en
dc.identifier.tid201516276
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/9064
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.subjectPlurilinguismopt_PT
dc.subjectLéxicopt_PT
dc.subjectGramáticapt_PT
dc.subjectPlurilingualismen
dc.subjectLexiconen
dc.subjectGrammaren
dc.titleO plurilinguismo no ensino do léxico e da gramática da língua estrangeirapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Inglês e de Francês ou Espanhol no Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_OdeteFreitas_2014.pdf
Size:
3.67 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: