Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMacedo, Ana Cristina
dc.contributor.authorSousa, Juliana Cristina Teixeira de Lima
dc.date.accessioned2016-10-10T12:10:13Z
dc.date.available2016-10-10T12:10:13Z
dc.date.issued2016
dc.date.submitted2016
dc.description.abstractO presente relatório de estágio insere-se na etapa final da Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, requisito para a conclusão do mestrado profissionalizante em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Assim, o objetivo último deste documento prende-se com uma reflexão fundamentada de toda a prática educativa desenvolvida em dois ciclos distintos. Uma vez que este momento de intervenção educativa decorreu numa fase final da formação da mestranda, permite relacionar toda a prática com a teoria até então estudada. Desta forma, torna-se importante construir um enquadramento académico e profissional para que os princípios generalistas de ação de um docente sejam seguidos, assim como a revisão de pressupostos teóricos generalistas, transversais e específicos às diferentes áreas do saber. Concomitantemente com a revisão referida, são descritas algumas das experiências educativas vivenciadas nos contextos em questão, valorizando os momentos elencados no ciclo do professor reflexivo e em princípios defendidos pelo professor investigador, em que se acrescenta ainda a importância do trabalho colaborativo. Em suma, toda a prática educativa foi baseada em pressupostos teóricos, no contexto educativo e no próprio perfil docente, com o objetivo maior de criar aprendizagens significativas, tanto para os estudantes como para a professora estagiáriapt_PT
dc.description.abstractThis internship report falls within as the final step of the Curricular Unit of Curricular Integration: Educational Practice and Internship Report, constituent of professionalizing masters in teaching of 1st and 2nd cycles of basic education. Thus, the ultimate goal of this document relates to a reflection based throughout the educational practice developed in two distinct cycles. Since this moment of educational intervention took place in the final stage of the formation of the master, you can relate the whole practice with theory so far studied. In this way, it is important to build an academic and professional framework to which the generalist action principles of a teacher are followed, as well as a review of theoretical generalist assumptions, transverse and specific to different areas of knowledge. Concurrently with the review are described some of the educational experiences lived in the contexts in question, appreciating the moments listed in the cycle of reflective teacher and principles defended by the teacher researcher, where he adds the importance of collaborative work. In short, the whole educational practice was based on theoretical assumptions, in the context of education and in the own teacher profile, with the ultimate goal of creating significant learning, both for students and for the teacher traineept_PT
dc.identifier.tid201273292
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8535
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectprática educativa supervisionadapt_PT
dc.subjectdesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjectprocesso de ensino-aprendizagempt_PT
dc.subjectinvestigação em ensinopt_PT
dc.subjectsupervised teaching practicept_PT
dc.subjectprofessional developmentpt_PT
dc.subjectprocess of teaching and learningpt_PT
dc.subjectresearch in educationpt_PT
dc.titleRelatório de Estágiopt_PT
dc.title.alternativeSer professor: tudo isso e um pouco maispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_JulianaSousa_2016.pdf
Size:
5.28 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: