Repository logo
 
Publication

Música tradicional açoriana e hip-hop: tradição oral como ferramenta no ensino de canto jazz

dc.contributor.advisorParra Mas, Jose Maria
dc.contributor.advisorGomes, Maria de Fátima Coutinho de Sousa Serro
dc.contributor.advisorFerreira, Magna
dc.contributor.advisorPereira, Francisco
dc.contributor.authorPacheco, Joana Filipa Marques
dc.date.accessioned2025-01-28T15:53:57Z
dc.date.available2025-01-28T15:53:57Z
dc.date.issued2024-11-28
dc.description.abstractEste projeto de intervenção, realizado na forma de um workshop, tem como público-alvo o Coro Jazz do Conservatório de Música do Porto. O objetivo é explorar o potencial pedagógico dos métodos de tradição oral, por meio da aprendizagem de um arranjo jazzístico, criado pela mestranda, de repertório tradicional açoriano, sem o uso de partituras. A presença do repertório tradicional açoriano nos currículos de música é limitada, e a partitura frequentemente domina o processo de aprendizagem. Esta experiência promete ser enriquecedora para todos os envolvidos, ao conectar o tradicional e o moderno. Experiências como a co-criação de um original no contexto do Hip hop, mostraram a eficácia de abordagens sem partituras. Durante um evento de Hip hop, os rappers foram acompanhados por um conjunto de Jazz, ilustrando a intersecção entre esses gêneros musicais. Com este projeto, espera-se não apenas valorizar a música tradicional açoriana, mas também promover um diálogo criativo entre Música Tradicional Açoriana, Jazz e Hip hop, utilizando métodos de tradição oral comuns a essas formas de expressão.por
dc.description.abstractThis intervention project, carried out in the form of a workshop, targets the Jazz Choir of the Porto Music Conservatory and aims to explore the pedagogical potential of oral tradition methods through learning a jazz arrangement - authored by the master's student - of traditional Azorean repertoire, without the use of sheet music. Given the scarce presence of traditional Azorean (or Portuguese) repertoire in music education curricula and the central role of sheet music in the music learning process, this experience is considered higly enriching for all involved. Through complementary intervention projects in the Hip-hop field, where some students from the Conservatory of Music of Porto were guided by the master's student in creating an original piece (without sheet music), followed by the organization of a Hip hop event where rappers were accompanied by a Jazz combo, this work aims to bridge between the traditional and the modern, illuminated by the oral tradition methods common to these three major realms: Traditional Azorean Music, Jazz and Hip hop.eng
dc.identifier.tid203847296
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/29312
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectEnsino de música
dc.subjectRote Learning
dc.subjectRote Teaching
dc.subjectMúsica tradicional açoriana
dc.subjectJazz
dc.subjectHip hop
dc.subjectTradição oral
dc.subjectMusic education
dc.subjectAzorean traditional music
dc.subjectOral tradition
dc.titleMúsica tradicional açoriana e hip-hop: tradição oral como ferramenta no ensino de canto jazzpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, especialização Canto

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Joana_Pacheco_MEM_2024.pdf
Size:
23.02 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: