Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O prazer do Vinho do Porto: a relevância desta bebida como atração turística

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_JorgeTeixeira_2018.pdf14.72 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Esta dissertaçao reflete sobre a importância que um produto pode ter na escolha do destino de férias. O Vinho do Porto conta com séculos de historia, mas a sua investigaçao tem sido deixada para tras. Com esta dissertaçao pretende se, através de inquéritos aplicados a visitantes de centros de vinho do Porto, tentar perceber as motivaçoes das viagens gastronomico vínicas, bem como o volume de negocios que produz nos diferentes sectores hoteleiros (hotéis, restaurantes, centros de visitas, caves, etc.). Constam também desta dissertação os principais intervenientes de quando falamos de infraestruturas aplicadas a produção e ao comércio de vinho do Porto. Não só casos de sucesso que contam já com séculos de história, mas também empreendimentos mais recentes (e futuros) que trarão o entusiasmo da cultura portuense as cidades periféricas. Outra das componentes também apresentadas nesta dissertaçao é a historia das mais antigas caves vínicas, bem como as infraestruturas de apoio a indústria vínica na cidade do Porto. Sao também relatadas a proximidade e importância que os produtos e serviços turísticos têm no ciclo de vida de uma visita/viagem. Falar-se-a ainda de numeros e estatísticas provenientes de entidades reguladoras que se aplicam ao turismo, bem como de ações e medidas de combate a massificação do turismo. Finalmente, apresentar-se-ão os resultados do estudo aplicado a este caso, resultados do método científico, objetivos, hipóteses, conclusões que podemos tirar e observações de como podemos melhorar a experiência de modo a alcançar a maior satisfaçao do cliente.
This dissertation reflects on the importance that one product may have to the choice of a tourist destination. Port Wine has centuries of history, however, its academic investigation has been overlooked and left behind. Through surveys conducted on tourists in Port Wine visitor centres, we will try to understand the motivation, business volume and their impact on restaurants, hotels, visitor centres and cellars. ln this dissertation, we will also speak of the most significant business players and infrastructures applied to the production and sale of the Port Wine. Not only will we be speaking of the successful centuries-old intervenient but also of the most recent (and future) undertakings that Will bring more enthusiasm to the city”s culture and its surroundings. We will also talk about the history of making and selling the Wine and point out the most prominent Port Wine producers. lt is also our objective to describe the life cycle of a tourist product and its importance to travelling in itself. Figures and statistics of regulatory entities can also be found, as Well as actions and measures to avoid tourist massification. Finally, we will be presenting the case results, scientific method, objectives, hypothesis, conclusions and observations of hoW to enhance the service itself and the product.

Description

Keywords

Vinho Porto Douro Turismo Enoturismo Wine Tourism Wine tourism

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Hotelaria e Turismo

CC License