Repository logo
 
Publication

Aplicação do Balanced Scorecard no campus Venâncio Aires do Instituto Federal Sul-rio-grandense

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorDiogo, Fernando Luís Teixeira
dc.contributor.advisorGeller, Ana Maria
dc.contributor.authorNeis, Adelaide Marli
dc.date.accessioned2017-11-27T12:13:33Z
dc.date.available2017-11-27T12:13:33Z
dc.date.issued2017
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractOs gestores responsáveis pela administração de instituição pública de ensino no Brasil enfrentam diversos desafios quanto à disponibilidade de informações relevantes para a tomada de decisão sobre os rumos da organização. Com esta investigação identificou-se a situação existente no campus Venâncio Aires do IFSul quanto às informações disponíveis e a metodologia já adotada, através da pesquisa qualitativa realizada junto aos gestores administrativos e do ensino, pesquisa e extensão. A partir disso, concluiu-se que o balanced scorecard poderia ser implementado de forma a proporcionar informações importantes e inter-relacionadas, tendo como eixo principal a missão institucional, tornando-se uma ferramenta de subsídio às decisões e ao planejamento estratégico do campus. Apresentam-se também orientações para a implantação e, por fim, sugerem-se novos estudos a respeito do uso do balanced scorecard no âmbito do IFSul.pt_PT
dc.description.abstractThe managers responsible for the administration of public educational institutions in Brazil face several challenges regarding the availability of relevant information when making decisions about the organization's guidance. This research identified the situation in IFSUL Venâncio Aires campus, on available information and methodology already adopted through a qualitative research carried out with administrative managers and teaching, research and extension. Due to this, it can be inferred that the balanced scorecard could be implemented in way to provide important and interrelated information, using the institutional mission as main axis, turning into a tool to subsidize the decisions and strategic planning of the campus. A guideline for implementation is also presented, and, finally, we suggest new studies related to the application of balanced scorecard in scope of IFSul.pt_PT
dc.identifier.tid201834111
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10549
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectBalanced Scorecardpt_PT
dc.subjectAdministraçãopt_PT
dc.subjectMissãopt_PT
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_PT
dc.subjectIFSulpt_PT
dc.subjectAdministrationpt_PT
dc.subjectMissionpt_PT
dc.subjectStrategic planningpt_PT
dc.titleAplicação do Balanced Scorecard no campus Venâncio Aires do Instituto Federal Sul-rio-grandensept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em estudos profissionais especializados em educação - especialização em administração de organizações educativaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_AdelaideNeis_2017.pdf
Size:
1.47 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: