Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.06 MB | Adobe PDF |
Abstract(s)
Este estágio teve por motivação principal, com formação em contexto laboral, aplicar os conhecimentos adquiridos com o Mestrado em Gestão das Organizações das Unidades de Saúde.
O trabalho proposto vai também de encontro às necessidades sentidas pela empresa Dr. Campos Costa – Consultório de Tomografia Computorizada, S.A., no sentido de conseguir informações sobre os players de mercado concorrentes, de modo a obter oportunidades de negócio.
A manutenção de um projeto empresarial obriga a que os seus gestores estejam atentos às múltiplas e diversas movimentações no mercado em que atuam. Existem algumas ferramentas e/ou processos que poderão auxiliar na árdua tarefa de permanecer informado sobre os vários indicadores e estudos económicos que vão sendo publicados. E é neste âmbito que se enquadra o estágio realizado.
A concretização deste trabalho permitiu-nos tirar algumas conclusões relativamente ao estado da concorrência da Imagiologia Clínica desde a zona de Aveiro até Viana do Castelo.
Inicialmente fez-se o levantamento sobre o Sistema de Saúde em Portugal, abordando a História da Imagiologia Clínica. Fez-se o enquadramento da empresa, o Estudo de Mercado propriamente dito e a elaboração de uma base de dados para a área de Marketing.
Seguiu-se três linhas de orientação para a realização do estudo de mercado da Imagiologia Clínica: primeiro, a nível dos players existentes em zonas geográficas de interesse para a empresa Dr. Campos Costa; segundo, a nível dos principais players concorrentes nas zonas onde existem Unidades Dr. Campos Costa; e, por último, a nível dos grandes prestadores de Imagiologia Clínica que concorrem diretamente com a empresa.
Com este relatório pretende-se refletir sobre as atividades desenvolvidas, desde a conceptualização à realização das mesmas, e o seu impacto na Organização.
Description
Keywords
Players de Mercado Concorrência Imagiologia Clínica Sistema de Saúde Estudo de Mercado