Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio da prática educativa supervisionada

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAraújo, Sara de Barros
dc.contributor.advisorEsteves, Susana
dc.contributor.authorCunha, Tânia Filipa Santos
dc.date.accessioned2018-07-30T11:44:51Z
dc.date.available2018-07-30T11:44:51Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractO presente relatório de qualificação profissional foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, tendo como objetivo apresentar uma reflexão crítica acerca do percurso de formação profissional ao longo das Práticas Educativas Supervisionadas I e II, realizadas em contexto de Creche e em contexto Pré-Escolar. As competências e as capacidades desenvolvidas e adquiridas ao longo das práticas educativas permitiram expandir e construir saberes profissionais adequados ao nível de ensino em questão. Desta forma, foi possível a concretização de uma ação educativa sustentada e contextualizada baseada no construtivismo e nas pedagogias participativas. Para além disto, o relatório demonstra o crescimento da estagiária ao nível pessoal e ao nível profissional. O percurso desenvolvido pela mestranda baseou-se numa metodologia de aproximação à investigação-ação experienciando alguns processos desde a observação à planificação, ação, avaliação e reflexão. Estes revelaram-se fundamentais para que a prática educativa desenvolvida pela mestranda alcançasse os objetivos pretendidos, tendo em vista a aprendizagem significativa para as crianças, bem como o envolvimento ativo das mesmas no processo de ensino e aprendizagem. De acrescentar que estes processos permitiram o desenvolvimento da ação de forma contextualizada, integrada e integradora tendo em conta as necessidades e interesses evidenciados pelo grupo. Posto isto, o presente relatório ilustra os receios, os obstáculos, as conquistas e as aprendizagens da mestranda que contribuirão para a construção de uma identidade profissional.pt_PT
dc.description.abstractThis professional qualification report was developed within the framework of the Master's Degree in Pre-School Education, aiming to present a critical reflection about the course of vocational training throughout Supervised Educational Practices I and II, carried out in the context of Day Care and in a Pre-School context. The skills and abilities developed and acquired throughout the educational practices allowed to expand and build professional knowledge appropriate to the level of education in question. Therefore it was possible to achieve a sustained and contextualized educational action based on constructivism and in participatory pedagogies. In addition, this report demonstrates the growth of the trainee both at a personal and professional level. The course developed by the master's student was based on a approach to research-action methodology experiencing some processes from observation to planning, action, avaliation and reflection. These were fundamental for the educational practice developed by the master to reach the intended objectives, in view of the significant learning for the children, as well as their active involvement in the teaching-learning process. To add that these same processes allowed the development of the action in a contextualized, integrated and integrative way taking into account the needs and interests evidenced by the group. Having said this, this report illustrates the fears, obstacles, achievements and the learning of the master's degree that will contribute to the construction of a identity professional.pt_PT
dc.identifier.tid201974053
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/11791
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectEducação de infânciapt_PT
dc.subjectPrática educativapt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectAprendizagem profissionalpt_PT
dc.subjectChildhood educationpt_PT
dc.subjectEducational practicept_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectProfessional learningpt_PT
dc.titleRelatório de estágio da prática educativa supervisionadapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_TâniaCunha_2018.pdf
Size:
2.2 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: