Repository logo
 
Publication

Otimização dos circuitos de distribuição milk-run numa empresa do sector automóvel

dc.contributor.advisorPereira, Maria Teresa Ribeiro
dc.contributor.authorOliveira, Silvana Raquel Barbosa e
dc.date.accessioned2019-07-03T10:52:39Z
dc.date.available2021-11-20T01:30:24Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractNos dias de hoje, a competição paralela entre as empresas e os clientes muito meticulosos, torna o mundo empresarial mais exigente. A presente dissertação, surge com o intuito de criar um modelo de roteamento capaz de definir as rotas de distribuição, otimizando o conjunto das mesmas. Associado a estas, muitas vezes uma má distribuição, é geralmente despendido tempo e recursos desnecessários às empresas. Desenvolvida num ambiente empresarial do sector automóvel, e de forma a melhorar todo o processo dos circuitos milk-run, foi criada uma ferramenta de apoio à decisão, alicerçada num modelo matemático de programação inteira, para as rotas do edifício de montagem manual. A ferramenta de apoio à decisão, utilizou dados de planos de produção referentes a Julho e Agosto de 2018, sendo resolvido o cálculo do modelo matemático no software IBM ILOG CPLEX 12.0.8. Para este período, foi testado um modelo matemático com foco na minimização do número de veículos, demonstrando que o mesmo otimizava o conjunto de milk-runs no parque de produção, mas não otimizava o roteamento. De forma a obter melhores resultados, foi modificada a função objetivo do modelo matemático, de forma a conjugar o roteamento de veículos com a minimização do tempo de ciclo dos comboios logísticos, garantindo a minimização do número de veículos. Assim, obtendo o melhor dos dois “mundos”, foi possível otimizar a quantidade de veículos necessários em dois para o transporte de placas, eliminando custos à empresa no que concerne a contratações, compra e manutenção de veículos e eliminar qualquer tipo de paragem de linhas por falta de abastecimento devido a atrasos no abastecimento. Foram ainda criadas ilustrações das rotas realizadas por cada milk-run. Em suma, a ferramenta de apoio à decisão criada demonstrou ser eficiente apresentando melhorias face à sistemática existente.pt_PT
dc.description.abstractNowadays, the parallel competition between companies and meticulous customers, makes the business world more demanding. The present thesis aims to create a routing model capable of defining and optimizing the distribution routes. The poor distribution usually associated with these causes the loss of time and necessary resources to the companies. Developed in a corporative environment in the automotive sector, and in order to improve the entire process of the milk-run circuits, a decision-support tool, based on a mathematical model of integer programming, was created for the routes of the manual assembly building. The decision support tool used production plans data for July and August 2018, solving the mathematical model calculation in IBM ILOG CPLEX 12.0.8 software. During this period of time, a mathematical model was tested focusing on minimizing the number of vehicles. This mathematical model optimized the set of milk-runs in the production park, but did not optimize the routing. In order to obtain better results, the objective function of the mathematical model was modified, in order to combine the routing of vehicles with the minimization of the logistics trains cycle time, ensuring the number of vehicles minimization. Thus, it was possible to optimize the number of vehicles needed for the transport of plates, eliminating costs to the company regarding to hiring, purchase and maintenance of vehicles and eliminate any kind of line stop due to lack of supply caused by delays in supply. Illustrations of the routes performed by each milk-run were also created. In conclusion, the developed decision support tool proved to be efficient and presented improvements in relation to the existing systematic.pt_PT
dc.identifier.tid202167046pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/14225
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMilk-runpt_PT
dc.subjectRoteamentopt_PT
dc.subjectVRP e as suas variantespt_PT
dc.subjectDistribuiçãopt_PT
dc.subjectModelo de apoio à decisãopt_PT
dc.subjectMilk-runpt_PT
dc.subjectRoutingpt_PT
dc.subjectVRP and its variantspt_PT
dc.subjectDistributionpt_PT
dc.subjectDecision support modelpt_PT
dc.titleOtimização dos circuitos de distribuição milk-run numa empresa do sector automóvelpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia e Gestão Industrialpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_SilvanaOliveira_2018_MEGI.pdf
Size:
6.28 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: