Repository logo
 
Publication

Criação e exploração de paisagens sonoras como estratégia didática na Educação Musical: um estudo de caso no Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorPinho, Nuno Miguel Peixoto de
dc.contributor.authorRodrigues, Tomás David da Silva
dc.date.accessioned2025-11-26T15:53:19Z
dc.date.available2025-11-26T15:53:19Z
dc.date.issued2025
dc.date.submitted2025
dc.description.abstractNo âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE-P.Porto) foi elaborado o presente relatório de estágio. O relatório começa com um capítulo dedicado às observações de aulas realizadas no início do ano letivo de 2024-2025, o qual abarca uma reflexão sobre esse percurso. O segundo capítulo aborda a prática educativa desenvolvida ao longo do ano letivo, como professor estagiário da área disciplinar de Educação Musical. Por último, um terceiro capítulo que se destina à investigação sobre a utilização e criação de Paisagens Sonoras no Ensino Básico em Educação Musical. Neste capítulo são apresentadas a contextualização, a metodologia empregue tal como os resultados e a respetiva discussão dos mesmos. Trata-se de uma investigação-ação com uma turma de 5º ano e a colaboração de professores e investigadorespor
dc.description.abstractThis internship report was drawn up as part of the Supervised Teaching Practice in Music Education in Basic Education course at the School of Education of the Polytechinc Institute of Porto (ESE-P.Porto). The report begins with a chapter dedicated to the lesson observations carried out at the beginning of the 2024-2025 school year, which includes a reflection on this journey. The second chapter deals with the educational practice developed throughout the school year as a trainee teacher in the subject area of Music Education. Finally there is a third chapter which is dedicated to the research on the use and creation of Soundscapes in Basic Education in Music Education. This chapter presents the contextualization, the methodology used, as well as the results and their respective discussion. This is an action research project with a 5th grade class and the collaboration of teachers and researcherseng
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/31081
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectEducação musical
dc.subjectCriação
dc.subjectComposição
dc.subjectPaisagem sonora
dc.subjectMurray Schafer
dc.subjectMusic Education
dc.subjectCreation
dc.subjectComposition
dc.subjectSoundscapes
dc.titleCriação e exploração de paisagens sonoras como estratégia didática na Educação Musical: um estudo de caso no Ensino Básicopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_Tomás Rodrigues_2025.pdf
Size:
1.38 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: