Repository logo
 
Publication

Estudo das Actividades e das Interacções Educativas em três Unidades de Apoio Especializado a Alunos com Multideficiência

dc.contributor.authorMarques-da-Silva, M. J.
dc.contributor.authorSanches-Ferreira, Manuela
dc.contributor.authorLopes-dos-Santos, Pedro
dc.date.accessioned2019-01-09T14:54:00Z
dc.date.available2019-01-09T14:54:00Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractEsta pesquisa examina as actividades e interacções educativas de 24 alunos com multideficiência em três Unidades de Apoio Especializado à Multideficiência. A observação mostra que os alunos com um nível global de competência mais elevado têm mais oportunidades de aprendizagem do que os seus colegas com um nível global de competência mais baixo. Por outro lado, os alunos com menos competência estão mais tempo envolvidos em actividades não funcionas, recebem menos interacções dos professores e permanecem menos tempo na tarefa.Os nossos resultados sugerem que as Unidades de Apoio Especializado devem aumentar as oportunidades de participação de todos os alunos que frequentam este espaço educativo.pt_PT
dc.description.abstractEsta investigación examina las actividades y las interacciones educativas de 24 estudiantes con múltiples discapacidades en tres Unidades de Apoyo Educativo Especializado. La observación muestra que los estudiantes con un nivel superior de competencias básicas tienen más oportunidades de aprendizaje que sus colegas con un nivel menor de competencia. Por otra parte, los estudiantes con niveles menores de competencia pasan más tiempo involucrados en actividades no funcionales, reciben menos interacciones por parte de los profesores y pasan menos tiempo en la tarea. Nuestros resultados sugieren que las unidades de apoyo especializado deberían aumentar las oportunidades de participación para todos los estudiantes que aprenden en su espacio educativopt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn1699-9517
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/12626
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.revistadepsicologiayeducacion.es/pdf/40.pdfpt_PT
dc.subjectEducação especialpt_PT
dc.subjectMultideficiênciapt_PT
dc.subjectUnidades de Apoio Especializadopt_PT
dc.subjectEducación especialpt_PT
dc.subjectDiscapacidadpt_PT
dc.subjectUnidades de Apoyo Especializadopt_PT
dc.titleEstudo das Actividades e das Interacções Educativas em três Unidades de Apoio Especializado a Alunos com Multideficiênciapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage55pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage43pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Psicología y Educaciónpt_PT
oaire.citation.volume4pt_PT
person.familyNameSanches-Ferreira
person.familyNameLopes-dos-Santos
person.givenNameManuela
person.givenNamePedro
person.identifier837772
person.identifier.ciencia-id9119-8B76-B723
person.identifier.ciencia-idE019-2F8D-EE99
person.identifier.orcid0000-0002-4693-3928
person.identifier.orcid0000-0002-0754-580X
person.identifier.scopus-author-id55555788000
person.identifier.scopus-author-id16040040700
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication2a6f8b66-47a3-4251-8a17-5a330367443a
relation.isAuthorOfPublication0b53ffc1-3b91-49e1-9385-1c0702c43b8a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0b53ffc1-3b91-49e1-9385-1c0702c43b8a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ART_ManuelaFerreira_2009.pdf
Size:
120.79 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: