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A educação ambiental na gestão escolar participativa: um estudo de caso na Escola Municipal de Cedral - Maranhão

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Abstract(s)

Nesta dissertação analisamos que ações estão sendo desenvolvidas em uma escola municipal de Cedral - estado do Maranhão, Brasil, com vista à Educação Ambiental na perspectiva da gestão democrática participativa. Procuramos destacar a importância da educação ambiental na gestão escolar participativa no contexto da escola básica. Para tanto, desenvolvemos um referencial teórico com ênfase na gestão democrática e participativa para formação da cidadania, na perspectiva de uma ação docente. A metodologia da investigação é qualitativa e interpretativa, com um design de estudo de caso, já que persegue o objetivo de compreender as motivações de um grupo e interpretar o uso da Educação Ambiental na Gestão Escolar Participativa. Utilizamos como método de pesquisa a observação direta e registros de campo, bem como a utilização de inquéritos por entrevista e questionário, instrumentos de pesquisa que se coadunam com o enfoque qualitativo utilizado para investigação em causa, mas usando, também, dados quantitativos. Os resultados do estudo mostram que, estando ausente da formação inicial e continuada dos professores, a educação ambiental ainda é mais intenção do que prática na escola. Da mesma forma, como objeto de estudo restrito a uma escola municipal a investigação demonstrou que essa prática de valorização da educação ambiental está sendo abordado na escola investigada de forma incipiente, por tentativas, erros e acertos pelos professores que de maneira geral não dominam e, portanto, não se sentem confortáveis quando têm que abordá-lo na educação de seus alunos. Algumas questões sobre a incorporação da educação ambiental precisam ainda ser mais discutidas.
In this dissertation, we analyze what actions are being developed in a municipal school in Cedral, state of Maranhão, Brazil, with a view to Environmental Education in the perspective of participative democratic management. We sought to highlight the importance of environmental education in participatory school management in the context of the basic school. For this, we developed a theoretical framework with emphasis on democratic and participatory management for citizenship formation, with a view to teaching action. The research methodology is qualitative and interpretive, with a case study design, as it pursues the objective of understanding the motivations of a group and interpreting the use of Environmental Education in Participatory School Management. We use direct observation and field records as a research method, as well as the use of surveys by interview and questionnaire, research instruments that are in line with the qualitative approach used for the research concerned, but also using quantitative data. The results of the study show that, being absent from initial and continuing teacher training, environmental education is still more intended than practical at school. In the same way, as an object of study restricted to a municipal school, research has shown that this practice of valuing environmental education is being approached in a school investigated in an insipient manner, through attempts, mistakes and correctness by teachers who, in general, do not master, so do not feel comfortable when they have to approach you in the education of your students. Some questions about the incorporation of environmental education need to be further discussed.

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Keywords

Educação ambiental Gestão escolar participativa Escola Básica Environmental education Participative school management Basic school

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Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

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