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Muros de solo reforçado com pneus. Instrumentação de modelo físico e modelação numérica

datacite.subject.fosEstruturaspt_PT
dc.contributor.advisorTrigo, José Filinto Castro
dc.contributor.authorCardoso, Joana Catarina da Silva
dc.date.accessioned2018-06-04T15:50:49Z
dc.date.available2018-06-04T15:50:49Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractA quantidade de pneus em fim de vida, abandonados ao ar livre, levou à implementação de normas em diversos países com o objetivo de mitigar os impactos ambientais associados a essa prática frequente. Foram então criados sistemas de gestão para garantir um destino ambientalmente aceitável para os pneus em fim de vida. Os pneus são encaminhados para esses sistemas de gestão de resíduos. A reciclagem de um pneu é um processo que requer grandes dificuldades técnicas e económicas, pelo que se torna imperativa a diversificação de formas da sua valorização. A integração de pneus no setor da construção civil é uma das opções válidas para essa valorização. O presente trabalho tem como objetivo a validação de uma solução de estrutura de solo reforçado com pneus, preenchidos com solo, estendendo a esta tipologia de estruturas a técnica de Pneusol, patenteada por Long, Nguyen Thanh, em 1984. Procedeu-se a uma revisão bibliográfica do tema, concebeu-se e materializou-se um modelo físico à escala reduzida e desenvolveu-se o correspondente modelo numérico, recorrendo ao programa de cálculo automático RS2 , da Rocscience, com o intuito de avaliar o desempenho desta tecnologia construtiva. O modelo físico foi instrumentado com células de pressão, instaladas no aterro suportado, e com transdutores de deslocamentos aplicados no paramento da estrutura. Ensaiaram-se duas geometrias de reforço do solo e três diferentes sobrecargas, comparando-se os resultados obtidos no modelo físico com os fornecidos pelo modelo numérico com formulação por elementos finitos, permitindo a respetiva calibração.pt_PT
dc.description.abstractThe amount of tires in end-of-life, abandoned in open air, led to the implementation of standards in several countries with the purpose of relieve the environmental impacts associated to this frequent practice. Management Systems were created to ensure an environmentally acceptable destination for the end-oflife tires. These tires are routed to a waste management system. The recycling of a tyre is a process that requires great technical and economical difficulties, so it becomes imperative to diversify ways of its recorvery. The present work has the objective to validate the solution of reinforced soil with tires filled with soil, applying to this typology of structures the Pneusol technique, patented by Nguyen Thanh Long in 1984. A bibliographic review of the theme is presented, a reduced-scale physical model was conceived and materialized, and the corresponding numerical model was developed, using the Rocscience automatic calculation program RS2 , with the purpose of evaluating the performance of this constructive technology. The physical model was instrumented with pressure cells, installed in the supported landfill, and with displacement transducers, applied to the structure face. Two soil reinforcement geometries and three different overloads were tested, comparing the results obtained in the physical model with those provided by the numerical model with finite element formulation, allowing its calibration.pt_PT
dc.identifier.tid201924846
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/11709
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPneuspt_PT
dc.subjectSolo reforçadopt_PT
dc.subjectPneusolpt_PT
dc.subjectModelo à escala reduzidapt_PT
dc.subjectElementos finitospt_PT
dc.subjectRS2pt_PT
dc.subjectInstrumentaçãopt_PT
dc.subjectTirespt_PT
dc.subjectReinforced soilpt_PT
dc.subjectReduced scale modelpt_PT
dc.subjectFinite elementspt_PT
dc.subjectInstrumentaionpt_PT
dc.titleMuros de solo reforçado com pneus. Instrumentação de modelo físico e modelação numéricapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Civilpt_PT

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