Publication
Sensibilidade precoce às combinações ortográficas entre crianças falantes do português europeu
dc.contributor.author | Sucena, Ana | |
dc.date.accessioned | 2019-06-13T14:24:33Z | |
dc.date.available | 2019-06-13T14:24:33Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | O objetivo deste estudo é contribuir para o conhecimento do desenvolvimento da sensibilidade das crianças portuguesas para as sequências grafémicas na fase inicial de aprendizagem da leitura e da escrita. Trata-se de uma competência sublexical de particular importância na aprendizagem da leitura e da escrita (Apel, Thomas-Tate, Wilson-Fowler e Brimo, 2012), constituindo-se como um forte aliado na escrita, já que permite uma alternativa muito menos custosa para a memória do que a memorização da forma inteira da representação ortográfica da palavra (Deacon et al., 2012). A investigação sugere que esta sensibilidade surge tão precocemente quanto o 1º ano de escolaridade (Danjon e Pacton, 2009). Apresentamos os resultados de um estudo longitudinal com quatro momentos de avaliação ao longo do 1º ano de escolaridade, realizado com 23 crianças falantes nativas do português europeu. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Sucena, A. (2017). Sensibilidade precoce às combinações ortográficas entre crianças falantes do português europeu. Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional, 7(3), Artigo 3. https://doi.org/10.25757/invep.v7i3.140 | |
dc.identifier.doi | 10.25757/invep.v7i3.140 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2182-1372 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/13989 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Educação de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/140 | pt_PT |
dc.subject | Sequências grafémicas | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem da escrita | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem da leitura | pt_PT |
dc.title | Sensibilidade precoce às combinações ortográficas entre crianças falantes do português europeu | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 40 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 3 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 26 | pt_PT |
oaire.citation.title | Da investigação às práticas | pt_PT |
oaire.citation.volume | 7 | pt_PT |
person.familyName | Sucena | |
person.givenName | Ana | |
person.identifier | 773106 | |
person.identifier.ciencia-id | 4A11-4C4E-038B | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5785-8679 | |
person.identifier.scopus-author-id | 13004264100 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 9c5d0144-b192-4b39-93a2-9a298a5ced2b | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 9c5d0144-b192-4b39-93a2-9a298a5ced2b |