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Sensibilidade precoce às combinações ortográficas entre crianças falantes do português europeu

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O objetivo deste estudo é contribuir para o conhecimento do desenvolvimento da sensibilidade das crianças portuguesas para as sequências grafémicas na fase inicial de aprendizagem da leitura e da escrita. Trata-se de uma competência sublexical de particular importância na aprendizagem da leitura e da escrita (Apel, Thomas-Tate, Wilson-Fowler e Brimo, 2012), constituindo-se como um forte aliado na escrita, já que permite uma alternativa muito menos custosa para a memória do que a memorização da forma inteira da representação ortográfica da palavra (Deacon et al., 2012). A investigação sugere que esta sensibilidade surge tão precocemente quanto o 1º ano de escolaridade (Danjon e Pacton, 2009). Apresentamos os resultados de um estudo longitudinal com quatro momentos de avaliação ao longo do 1º ano de escolaridade, realizado com 23 crianças falantes nativas do português europeu.

Description

Keywords

Sequências grafémicas Aprendizagem da escrita Aprendizagem da leitura

Citation

Sucena, A. (2017). Sensibilidade precoce às combinações ortográficas entre crianças falantes do português europeu. Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional, 7(3), Artigo 3. https://doi.org/10.25757/invep.v7i3.140

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Escola Superior de Educação de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais

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