Repository logo
 
Publication

De observadora a professora: reflexões sobre a prática pedagógica e a promoção de mecanismos de cortesia linguística

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorLopes, Ana Sofia do Carmo
dc.contributor.advisorOliveira, Inês da Conceição Pinto de
dc.contributor.authorMaia, Maria Margarida Escaleira dos Santos Rebelo
dc.date.accessioned2024-12-27T14:53:00Z
dc.date.available2024-12-27T14:53:00Z
dc.date.issued2024
dc.date.submitted2024
dc.description.abstractA elaboração deste relatório de estágio insere-se na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, e corresponde a uma parte do processo para a obtenção do grau de Mestre. O presente documento reflete o trabalho que foi realizado ao longo do ano letivo de 2023/2024, período durante o qual a mestranda desenvolveu o estágio em ambos os ciclos de ensino referidos, articulando teoria e prática pedagógica. Por isso, o principal objetivo consiste em refletir sobre os conhecimentos científicos e científico-pedagógicos adquiridos ao longo da formação, demonstrando como os mesmos fundamentaram a prática pedagógica da professora em formação e contribuíram para o desenvolvimento de um perfil profissional crítico e reflexivo. Deste modo, neste relatório, serão apresentados os pressupostos teóricos, normativos e legais que orientaram as atividades pedagógicas realizadas, evidenciando a construção e a evolução do perfil docente da mestranda. Ademais, este relatório inclui uma componente investigativa, na qual se procurou perceber se a técnica de comunicação debate, em que se discutem valores, pode potenciar a adoção de mecanismos linguísticos de cortesia por parte de alunos do 4.º ano de escolaridade. Assim, foram dinamizados quatro debates, em que os alunos tiveram a oportunidade de apresentar os seus argumentos em relação ao valor em destaque, da forma mais cortês possível, utilizando, para isso, diversificados mecanismos de cortesia linguística, com vista a uma comunicação mais ajustada e empática.pt_PT
dc.description.abstract.pt_PT
dc.description.abstractThe preparation of this internship report is part of the Supervised Teaching Practice course of the Master's Degree in Teaching for the 1st Cycle of Basic Education and Portuguese and History and Geography of Portugal for the 2nd Cycle of Basic Education at the School of Education of the Polytechnic Institute of Porto, and it constitutes a part of the process for obtaining the Master's degree. This document reflects the work carried out throughout the academic year of 2023/2024, during which the student undertook the internship in both teaching cycles mentioned, integrating theory and pedagogical practice. Therefore, the main objective is to reflect on the scientific and scientific-pedagogical knowledge acquired throughout the training, demonstrating how they underpinned the pedagogical practice of the pre-service teacher and contributed to the development of a critical and reflective professional profile. Thus, in this report, the theoretical, normative, and legal assumptions that guided the pedagogical activities carried out will be presented, highlighting the construction and evolution of the student teacher's teaching profile. Furthermore, this report includes an investigative component, in which an effort was made to understand whether the debate communication technique, in which values are discussed, can enhance the adoption of linguistic courtesy mechanisms by 4th-grade students. In this context, four debates were organized, providing students the opportunity to present their arguments on the value in focus in the most courteous way possible, using various linguistic courtesy mechanisms to foster more appropriate and empathetic communication.pt_PT
dc.identifier.tid203773870
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/26938
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectDebatept_PT
dc.subjectMecanismos linguísticos de cortesiapt_PT
dc.subjectSupervised teaching practicept_PT
dc.subjectEducação para os valorespt_PT
dc.subjectAction-researchpt_PT
dc.subjectDebatept_PT
dc.subjectLinguistic courtesy mechanismspt_PT
dc.subjectEducation for valuespt_PT
dc.titleDe observadora a professora: reflexões sobre a prática pedagógica e a promoção de mecanismos de cortesia linguísticapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Maria Maia_2024.pdf
Size:
22.07 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: