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O Ensino da Formação Musical na atualidade: novos desafios organizacionais, curriculares e pedagógicos

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O presente Relatório de Estágio Profissional pretende ser um documento reflexivo das experiências de ensino-aprendizagem realizadas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. O trabalho desenvolvido encontra-se exposto através de três capítulos. O primeiro contém uma breve contextualização histórica do Ensino da Música em Portugal de 1919 a 1980, considerando-se a data de 1919 um bom ponto de partida para este enquadramento, visto que a reforma de início de século, parece ter sido crucial para a evolução do Ensino da Música em Portugal, elaborada por elementos importantes da História da Música Portuguesa. Encerramos o referido enquadramento em 1980, visto que o projeto de investigação começa em 1983. Contém ainda, uma caracterização da instituição onde decorreu o estágio. São aqui abordados aspetos referentes à génese do ensino especializado da música construindo-se assim um sentido evolutivo do ensino da mesma nas instituições vocacionadas para o efeito. O segundo capítulo deste relatório é referente à prática educativa desenvolvida na Escola Profissional de Música de Espinho. Neste momento é abordada a importância da observação na aprendizagem, da planificação na organização do ensino dos conteúdos dentro da sala de aula, na lecionação como um momento de experimentação analítico e a reflexão crítica fundamentada como pilar para a evolução. O terceiro capítulo desenvolve-se no projeto de investigação o qual se intitula de “O ensino da Formação Musical na atualidade: novos desafios organizacionais, curriculares e pedagógicos”. Neste sentido, o capítulo aborda aspetos relacionados com a história do Ensino da Música em Portugal de 1983 até à atualidade, referindo-se as principais reformas e a importância do currículo no ensino especializado de música. Com esta investigação pretendese compreender quais são os novos desafios que o Ensino da Formação Musica enfrenta e de que forma os docentes organizam as suas aulas, de modo a darem resposta aos mesmos. Para a investigação em questão, optou-se por uma abordagem qualitativa, onde os instrumentos de recolha de dados incidiram em entrevistas semi-estruturadas.
This Professional Traineeship report aims to be a reflexive compendium of teaching-learning experiences within the scope of Supervised Teaching Practice. The developed work is exposed in this document through three chapters. The first contains a brief contextualization of history in Music Education in Portugal from 1919 to 1980, considering the year 1919 a good starting point for this framework since the reform of the beginning of the century seems to be crucial for the evolution of Music Education in Portugal, being elaborated of important elements of History of Portuguese Music. We close this framework in 1980, since the investigation project starts in 1983. It also contains, characterization of the institution where the traineeship took place. Here are approached referred aspects to specialized music education, thus building up an evolutionary teaching sense in institutions for this purpose. The second chapter of this report refers to the educative practice developed in Espinho Professional Music School. At this moment it’s approached the importance of observational learning, of planning in organization of teaching and the contents in the classroom, teaching momentary analytical experiment and the critical reasoned reflection as a pillar for the evolution. The third chapter focuses on research project which is entitled as “The Music Education nowadays: new organizational challenges, curricular and pedagogical”. In this sense, the chapter approaches aspects that are related to History of Music Education in Portugal from 1983 until nowadays, referring the main reforms and the importance of curricular in specialized music education. This research aims to understand what are the new challenges in Formation in Music Education and the way the teachers organize their classes, in order to give an answer to them. For the investigation in question, a quality approach was chosen, where the data collection tools have focused on semistructured interviews.

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Keywords

Formação Musical Prática de ensino supervisionada Reformas educativas em música Music formation Supervised teaching practice Educational reforms

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Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

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