Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio de Bárbara Patrícia Silva Teixeira

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMarta, Maria Margarida Campos
dc.contributor.advisorQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves
dc.contributor.advisorGraça, Vânia Gabriela Dias
dc.contributor.authorTeixeira, Bárbara Patrícia Silva
dc.date.accessioned2024-03-11T16:07:21Z
dc.date.available2024-03-11T16:07:21Z
dc.date.issued2022
dc.date.submitted2022
dc.description.abstractO desenvolvimento do presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada integrada no Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e visa dar a conhecer a prática pedagógica desenvolvida em ambos os contextos através da análise e da reflexão das ações, habilita para a docência do profissional de perfil duplo. O percurso apresentado neste relatório permitiu a mobilização de referenciais teóricos e legais que contribuíram para a concretização de práticas educativas. Ademais, numa procura constante de respostas que possibilitem uma intervenção mais adequada mediante os interesses e necessidades das crianças concretizou-se o desenvolvimento de uma aproximação à Metodologia de lnvestigação-Ação que permitiu a construção de uma identidade profissional assente numa atitude investigadora e reflexiva, devido ao seu carácter cíclico de observação, planificação, ação e reflexão. Para além disso importa salientar que, simultaneamente a este percurso careceu de interações pedagógicas de natureza colaborativa nas quais todos os intervenientes contribuíram para a promoção de práticas singulares, contextualizadas e inovadoras bem como para o desenvolvimento profissional da futura docente. Assim, neste documento encontra-se espelhado o esforço de desenvolver uma prática que permitisse e valorizasse uma aprendizagem para o desenvolvimento holístico da criança, destacando-se a promoção da flexibilidade, afetividade e participação democrática.pt_PT
dc.description.abstractThe development of the present report arises within the scope of the curricular unit of Supervised Educational Practice integrated in the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and aims to make known the pedagogical practice developed in both contexts through the analysis and reflection of actions, qualifies for the teaching of the professional with dual profile. The course presented in this report allowed the mobilization of theoretical and legal references that contributed to the realization of educational practices. Furthermore, in a constant search for answers that allow a more adequate intervention through the interests and needs of children, the development of an approach to the Research-Action Methodology was achieved, which allowed the construction of a professional identity based on an investigative and reflective attitude, dueto its cyclical character of observation, planning, action and reflection. Moreover, it is important to point out that, at the sarne time, this course encountered pedagogical interactions of a collaborative nature in which ali actors contributed to the promotion of unique, contextualized and innovative practices as well as to the professional development of the future teacher. Therefore, this document reflects the effort to develop a practice that would allow and value learning for the holistic development of the child, highlighting the promotion of flexibility, affectivity and democratic participation.pt_PT
dc.identifier.tid203548850
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/25149
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrátíca educatíva supervísíonadapt_PT
dc.subjectMetodología de investígação-açãopt_PT
dc.subjectPerfíl duplo docentept_PT
dc.subjectCríançapt_PT
dc.subjectSupervised educational practicept_PT
dc.subjectMethodology of research-actionpt_PT
dc.subjectDual profilept_PT
dc.subjectChildrenpt_PT
dc.titleRelatório de Estágio de Bárbara Patrícia Silva Teixeirapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_BárbaraTeixeira_2022.pdf
Size:
23.65 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: