Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio de qualificação profissional

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
dc.contributor.advisorNeiva, Manuel Fernando Gonçalves
dc.contributor.authorAlmeida, Erica Morim Miranda de
dc.date.accessioned2017-02-15T12:38:38Z
dc.date.available2017-02-15T12:38:38Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.description.abstractRelatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O relatório que aqui se apresenta tem como principal propósito descrever o processo de construção de conhecimentos, conteúdos científicos e competências profissionais no âmbito da unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, através de um estágio profissional num contexto de Educação Pré-Escolar. Neste documento pretende-se que fique claro o quadro referencial teórico e legal que deu fundamento e intencionalidade pedagógica a todo o processo de reconstrução concetual que se deu na prática. Deste modo, as motivações e decisões que guiaram a prática tem no seu fundamente referenciais teóricos que as sustentam. Por forma a compreender todos os contornos deste percurso, conhecer o contexto e as suas idiossincrasias é também um ponto a desenvolver neste relatório. Finalmente, e recorrendo a um processo de reflexão retrospetiva, faz-se a análise crítica e fundamentada das atividades realizadas neste âmbito, avaliando o seu impacto e repercussão tanto no desenvolvimento holístico de cada criança e do grupo, bem como das competências e capacidades profissionais da mestranda. Seguindo a metodologia de Investigação-Ação, a formanda assume aqui um papel de investigadora das suas próprias práticas, refletindo e reconstruindo as mesmas em colaboração tanto com o seu par, como com a Educadora Cooperante, ou ainda com o Supervisor. A Supervisão Pedagógica apresenta-se aqui como mais uma potencialidade neste processo de formação para a docência.Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: O relatório que aqui se apresenta tem como principal propósito descrever o processo de construção de conhecimentos, conteúdos científicos e competências profissionais no âmbito da unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste documento pretende-se evidenciar o quadro referencial teórico e legal que deu fundamento e intencionalidade pedagógica a todo o processo de (re)construção concetual que se realizou na prática. Além disso, demonstra que se privilegiou a metodologia de Investigação-Ação expondo a reflexão como um processo de construção de conhecimento e, a cultura colaborativa como um princípio sustentado na interajuda, sendo que melhora a tomada de decisão e a resolução de problemas e, por conseguinte, a ação profissional. Recorrendo a um processo de reflexão retrospetiva, faz-se a análise crítica e fundamentada das atividades realizadas neste âmbito, avaliando o seu impacto e repercussão tanto no desenvolvimento holístico de cada criança e do grupo, bem como das competências e capacidades profissionais da Mestranda. Seguindo a metodologia de Investigação-Ação, a formanda assume aqui um papel de investigadora das suas próprias práticas, refletindo e reconstruindo as mesmas em colaboração tanto com o seu par, como com a Educadora Cooperante, ou ainda com a Supervisora Institucional. A Supervisão Pedagógica apresenta-se como uma potencialidade no processo de formação para a docência, contribuindo para o seu desenvolvimento profissional e pessoal, preparando eficazmente a Mestranda para a docência.pt_PT
dc.description.abstractRelatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: The present report has for primordial objective describe the process of construction of acquirements, scientific contents and professional skills done through the professional internship completed in a real context of Elementary School. This document clarifies the theoretical and legal referential which gave support and pedagogical intentionality to the whole process of conceptual reconstruction that happened through the practice. This means that all the decisions made had this theoretical references behind it. To fully understand the journey it is necessary to get to know the context where the pedagogical practice held and its unique characteristics. Finally, in a retrospective reflexion, the activities that occur during the time of intervention are analysed critically, judging their impact in the whole process of development of each child and there for the development of the group, and even more the development of professional skills in the graduate student. By following the methodology of Investigation-Action, the graduate student becomes the investigator of their own practices, reflecting and reconstructing them in partnership with their pedagogical pair, with the Cooperative kindergarten teacher, and with Institutional supervisor. The Pedagogical Supervision represents an important role in the learning process of the future elementary school teacher. Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: The present report has for primordial objective describe the process of construction of acquirements, scientific contents and professional skills done through the professional internship completed in a real context of Preschool. This document clarifies the theoretical and legal referential which gave support and pedagogical intentionality to the whole process of conceptual reconstruction that happened through the practice. This means that all the decisions made had this theoretical references behind it. To fully understand the journey it is necessary to get to know the context where the pedagogical practice held and its unique characteristics. Finally, in a retrospective reflexion, the activities that happened are analysed critically, judging their impact in the whole process of development of each child and there for the development of the group, and even more the development of professional skills in the graduate student. By following the methodology of Investigation-Action, the graduate student becomes the investigator of their own practices, reflecting and reconstructing them in partnership with their pedagogical pair, with the Cooperative kindergarten teacher, and with Institutional supervisor. The Pedagogical Supervision represents an important role in the learning process of the future kindergarten teacher.pt_PT
dc.identifier.tid201613760
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/9548
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática pedagógica supervisionadapt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectPedagogical supervised practicept_PT
dc.subjectInvestigation-actionpt_PT
dc.subjectReflexionpt_PT
dc.subjectPreschool educationpt_PT
dc.subjectFormação de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectElementary school teachers trainingpt_PT
dc.titleRelatório de estágio de qualificação profissionalpt_PT
dc.title.alternativeRelatório de estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
DM_EricaAlmeida_2014_E1CEB.pdf
Size:
1.06 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
DM_EricaAlmeida_2013_EPE.pdf
Size:
1.87 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: