Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio de Beatriz Maria Vieira da Silva Salgueiro

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMarta, Maria Margarida Campos
dc.contributor.advisorQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves
dc.contributor.advisorGraça, Vânia Gabriela Dias
dc.contributor.authorSalgueiro, Beatriz Maria Vieira da Silva
dc.date.accessioned2024-03-05T15:09:54Z
dc.date.available2024-03-05T15:09:54Z
dc.date.issued2022
dc.date.submitted2022
dc.description.abstractO presente relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada integrada no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Porto. Desta forma, pretende espelhar um olhar reflexivo sobre todo o percurso de aprendizagem construído e o seu impacto no desenvolvimento pessoal e profissional, necessário à obtenção do grau de mestre nas duas valências. Desta forma, é salientado o papel fulcral das diferentes fases que compõem a Metodologia de lnvestigação-Ação adotada - observação, planificação, ação e reflexão - que, com o seu caráter cíclico, nortearam a construção das ações pedagógicas desenvolvidas e, consequentemente, a organização do documento vigente, numa articulação contínua com saberes teóricos e práticos. É evidenciado, do mesmo modo, a importância do trabalho colaborativo concretizado entre todos os intervenientes - par pedagógico, supervisoras institucionais, orientadoras cooperantes, crianças e demais intervenientes - e a sua repercussão no desenvolvimento de práticas educativas mais colaborativas. Procurou-se, por isso, desenvolver práticas educativas transformadoras que fossem ao encontro das necessidades, interesses e dificuldades das crianças, numa visão construtivista da criança, com vista ao seu desenvolvimento holístico e à construção de aprendizagens verdadeiramente significativas e contextualizadas. Assim, importa realçar que o presente documento representa uma pequena porção de uma longa caminhada que foi a PES, procurando não só refletir sobre esta, mas perspetivando uma formação docente contínua, cuja atualização deverá permanecer constante e ininterrupta, uma vez que a identidade profissional docente se constrói permanentemente em interação com os que contribuem para o desenvolvimento pessoal e profissional.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report is part of the Supervised Educational Practice curricular unit integrated in the study plan of the 2nd year of the Master's Degree in Pre-school Education and Primary School Teaching, of the School of Education of Porto. ln this way, it attempts to mirrar a reflective look over the entire learning path built and its impact on personal and professional development, necessary to obtain the master's degree in both valences. Therefore, the key role of the different phases that make up the adopted Action-Research Methodology - observation, planning, action and reflection - is highlighted. Their cyclical nature guided the construction ofthe developed pedagogical actions and, consequently, the organization of the current document, in a continuous articulation with theoretical and practical knowledge. The importance of the collaborative work carried out among ali the intervening parties is also highlighted - pedagogical pair, institutional supervisors, cooperating supervisors, children and other intervening parties - and its repercussion on the development of more collaborative educational practices. We tried, for that reason, to develop transformative educational practices that would meet the children's needs, interests and difficulties, within a constructivist view of the child, with a view to the child's holistic development and the construction of truly significant and contextualized learning. So, it is important to emphasize that the present document represents a small portion of a long journey that was the PES, seeking not only to reflect on it, but ais o to perspective a continuous teacher training, which updating should remain constant and uninterrupted, since the professional teacher identity is built permanently in interaction with those who contribute to personal and professional development.pt_PT
dc.identifier.tid203544889
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/25131
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática educativa supervisionadapt_PT
dc.subjectMetodologia de investigação-açãopt_PT
dc.subjectTrabalho colaborativopt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectFormação docente contínuapt_PT
dc.subjectSupervised educational practicept_PT
dc.subjectAction-research methodologypt_PT
dc.subjectCooperative workpt_PT
dc.subjectChildpt_PT
dc.subjectContinuous teacher educationpt_PT
dc.titleRelatório de Estágio de Beatriz Maria Vieira da Silva Salgueiropt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Beatriz Salgueiro_2022.pdf
Size:
22.35 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: