Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relatório de Estágio de Beatriz Maria Vieira da Silva Salgueiro

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Beatriz Salgueiro_2022.pdf22.35 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada integrada no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Porto. Desta forma, pretende espelhar um olhar reflexivo sobre todo o percurso de aprendizagem construído e o seu impacto no desenvolvimento pessoal e profissional, necessário à obtenção do grau de mestre nas duas valências. Desta forma, é salientado o papel fulcral das diferentes fases que compõem a Metodologia de lnvestigação-Ação adotada - observação, planificação, ação e reflexão - que, com o seu caráter cíclico, nortearam a construção das ações pedagógicas desenvolvidas e, consequentemente, a organização do documento vigente, numa articulação contínua com saberes teóricos e práticos. É evidenciado, do mesmo modo, a importância do trabalho colaborativo concretizado entre todos os intervenientes - par pedagógico, supervisoras institucionais, orientadoras cooperantes, crianças e demais intervenientes - e a sua repercussão no desenvolvimento de práticas educativas mais colaborativas. Procurou-se, por isso, desenvolver práticas educativas transformadoras que fossem ao encontro das necessidades, interesses e dificuldades das crianças, numa visão construtivista da criança, com vista ao seu desenvolvimento holístico e à construção de aprendizagens verdadeiramente significativas e contextualizadas. Assim, importa realçar que o presente documento representa uma pequena porção de uma longa caminhada que foi a PES, procurando não só refletir sobre esta, mas perspetivando uma formação docente contínua, cuja atualização deverá permanecer constante e ininterrupta, uma vez que a identidade profissional docente se constrói permanentemente em interação com os que contribuem para o desenvolvimento pessoal e profissional.
This internship report is part of the Supervised Educational Practice curricular unit integrated in the study plan of the 2nd year of the Master's Degree in Pre-school Education and Primary School Teaching, of the School of Education of Porto. ln this way, it attempts to mirrar a reflective look over the entire learning path built and its impact on personal and professional development, necessary to obtain the master's degree in both valences. Therefore, the key role of the different phases that make up the adopted Action-Research Methodology - observation, planning, action and reflection - is highlighted. Their cyclical nature guided the construction ofthe developed pedagogical actions and, consequently, the organization of the current document, in a continuous articulation with theoretical and practical knowledge. The importance of the collaborative work carried out among ali the intervening parties is also highlighted - pedagogical pair, institutional supervisors, cooperating supervisors, children and other intervening parties - and its repercussion on the development of more collaborative educational practices. We tried, for that reason, to develop transformative educational practices that would meet the children's needs, interests and difficulties, within a constructivist view of the child, with a view to the child's holistic development and the construction of truly significant and contextualized learning. So, it is important to emphasize that the present document represents a small portion of a long journey that was the PES, seeking not only to reflect on it, but ais o to perspective a continuous teacher training, which updating should remain constant and uninterrupted, since the professional teacher identity is built permanently in interaction with those who contribute to personal and professional development.

Description

Keywords

Prática educativa supervisionada Metodologia de investigação-ação Trabalho colaborativo Criança Formação docente contínua Supervised educational practice Action-research methodology Cooperative work Child Continuous teacher education

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License