Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
44.99 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Nos modelos de ensino aprendizagem centrados numa relação colaborativa entre estudante e professor a avaliação formativa pode um meio de promover e facilitar o próprio processo de ensino aprendizagem. A literatura expressa uma oportunidade para uma ligação pertinente entre a avaliação e a aprendizagem. Larga-se uma avaliação da aprendizagem pois pretende-se uma avaliação para a aprendizagem. Assim, tanto o professor como o estudante podem compreender o que se está a aprender e como se está a aprender, permitindo um crescimento mensurável, a auto monitorização da aprendizagem e inclusive, oportunidade para a metacognição. Esta comunicação tem o propósito de partilhar algumas práticas pedagógicas de avaliação formativa, que podem ser aplicadas tanto no ensino à distância como no ensino presencial, e numa perspetiva dicotómica ensino/aprendizagem. Pretende-se ainda partilhar e analisar as perceções (utilidade e satisfação) dos estudantes face a estes métodos de avaliação formativa.
Description
Keywords
Avaliação para a aprendizagem Avaliação formativa Relação colaborativa
Citation
Miranda, Leonor Conceição Gonçalves. (2021). Avaliação formativa: Porquê e como? [Comunicação oral]. Livro de resumos Desafios do "Novo normal" - Fórum Interno 21, Porto.