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A percepção dos servidores sobre a comunicação interna: estudo de caso no Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPereira, Paula Cristina Romão
dc.contributor.authorCarillo, Gilliard Junior
dc.date.accessioned2018-12-04T11:16:31Z
dc.date.available2018-12-04T11:16:31Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractAtualmente vêm sendo observadas mudanças significativas no ambiente das organizações que procuram equipas que saibam comunicar adequadamente com os seus públicos. As organizações especificamente as públicas, como é este o caso, necessitam cada vez mais de melhorar os seus processos internos, sendo que nessa perspectiva a comunicação interna se apresenta como um mecanismo de fundamental importância para que os gestores e servidores da organização criem um ambiente propício para o desenvolvimento e crescimento da mesma. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo analisar o processo de comunicação interna do Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul, nomeadamente com base na percepção dos servidores, procurando identificar os meios de comunicação mais utilizados internamente, as principais barreiras e dificuldades, apurar o grau de satisfação quanto à comunicação interna e no final foram feitas sugestões de melhoria para possível implementação pela gestão da instituição. Foi utilizada uma metodologia mista de caráter quantitativa e qualitativa, desenvolvida através de um estudo de caso, tendo sido feita a recolha dos dados por meio de um inquérito por questionário. A análise dos dados obtidos foi realizada com o auxílio de um software estatístico, o SPSS versão 17.0 e o Exce/2007, para tabulações, frequências e criação de gráficos para uma melhor representação dos resultados e uma análise de conteúdo da opinião dos inquiridos. Os resultados obtidos demonstraram que a comunicação interna é classificada como razoável pelos servidores. Foram propostas algumas sugestões a serem implementadas pela gestão a fim de se obter uma comunicação fluente, clara e objetiva. Por fim, concluiu-se que a implementação destas melhorias sugeridas à direção, nomeadamente nas políticas, estratégias e ações de comunicação poderão originar benefícios para a instituição e consequente melhoria da satisfação dos servidores.pt_PT
dc.description.abstractSignificant changes have been observed in the environment of organizations that are looking for teams that know how to properly communicate with their audiences. Specifically public organizations, as is the case, increasingly need to improve their internal processes, and in this perspective internal communication presents itself as a mechanism of fundamental importance for the managers and servers of the organization to create a conducive environment for its development and growth. ln this context, this study had as objective to analyze the internal communication process of the Federal lnstitute Farroupilha Campus São Vicente do Sul, namely on the perception of the servers, trying to identify the most used media internally, the main barriers and difficulties, satisfaction with the internal communication and in the end suggestions for improvement were made for possible implementation by the management of the institution. A mixed quantitative-qualitative methodology was used, developed through a case study, and the data were collected through a questionnaire survey. Data analysis was performed using statistical software, SPSS version 17.0 and Excel 2007, for tabulations, frequencies and graphing for a better representation of the results and a content analysis of the opinion of the respondents. The results obtained showed that the internal communication is classified as reasonable by the servers. Some suggestions were proposed to be implemented by the management in order to obtain fluent, clear and objective communication. Finally, it was concluded that the implementation of these improvements suggested to the management, in particular in the policies, strategies and actions of communication will give benefits to the institution and consequent improvement of the satisfaction of the servers.pt_PT
dc.identifier.tid202099733
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/12369
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectComunicação organizacionalpt_PT
dc.subjectComunicação internapt_PT
dc.subjectBarreiras na comunicaçãopt_PT
dc.subjectInformaçãopt_PT
dc.subjectOrganizational communicationpt_PT
dc.subjectInternal communicationpt_PT
dc.subjectCommunication barrierspt_PT
dc.subjectlnformationpt_PT
dc.titleA percepção dos servidores sobre a comunicação interna: estudo de caso no Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sulpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação: Especialização em Administração de Organizações Educativaspt_PT

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