Repository logo
 
Publication

A promoção da literacia emergente

dc.contributor.authorBarrera, Sylvia
dc.contributor.authorViana, Fernanda Leopoldina
dc.contributor.authorRibeiro, Iolanda
dc.contributor.authorBaptista, Adriana
dc.contributor.authorCadime, Irene
dc.contributor.authorSantos, Sandra
dc.contributor.authorCosta, Lurdes
dc.date.accessioned2019-12-11T10:52:34Z
dc.date.available2019-12-11T10:52:34Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractA publicação, em 2016, de uma atualização das Orientações Curiculares para a Educação Pré-escolar(OCEPE), veio reafirmar a tendência não escolarizante e integradora deste nível educativo. A revisão efetuada fornece também contributos de bas e teórica para a operacionalização das diferentes áreas de conteúdo. À semelhança das OCEPE publicadas em 1997, é concedida total liberdade ao educador para as operacionalizar, tarefa que é complexa, nomeadamente na área da literacia emergente. Nesta comunicação – e tendo como base uma análise dos conceitos de pré-requisitos para aprender a ler e competências facilitadoras da aprendizagem da leitura serão inicialmente analisados alguns equívocos relativamente à promoção da literacia emergente na educação pré-escolar. De seguida, serão elencadas as principais conclusões da investigação que vem sendo produzida na área da literacia emergente. Finalmente, será apresentado um conjunto de propostas de trabalho, sustentadas na investigação, em que «ouvir», «falar», «ler» e «escrever» – pilares da literacia emergente – são abordados de forma integrada, lúdica e respeitando as características cognitivas das crianças de 5-6 anos. Estas propostas de trabalho foram por sua vez, sistematizadas em dois programas de intervenção de raíz comum, destinados, respetivamente, a crianças portuguesas (FALAR, LER E ESCREVER. Propostas Integradoras para Jardim de Infância) e brasileiras (DECOLE: Desenvolvendo competências de letramento emergente. Propostas integradoras para a Pré-escola)pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-972-8969-20-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/15103
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherPolitécnico do Porto. Escola Superior de Educação. INEDpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://porto-icre2017.eventqualia.net/pt/pt/livro-resumos/livro-de-resumos-download-pdf/pt_PT
dc.subjectLiteracia emergentept_PT
dc.subjectDesenvolvimentopt_PT
dc.subjectLinguagempt_PT
dc.subjectProgramas de intervençãopt_PT
dc.titleA promoção da literacia emergentept_PT
dc.typeother
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePorto, Portugalpt_PT
oaire.citation.startPage146pt_PT
oaire.citation.titleICRE'17 International Conference of Research in Education: livro de resumos: abstract bookpt_PT
person.familyNameBaptista
person.givenNameAdriana
person.identifier.orcid0000-0003-2576-7446
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeotherpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationd8c9e37c-122f-41ba-861f-288e1d76ad50
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd8c9e37c-122f-41ba-861f-288e1d76ad50

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RES_AdrianaBaptista_2017_2.pdf
Size:
55.08 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: