Repository logo
 
Publication

Matemática 100 stress: um projeto aberto no IPP

dc.contributor.authorSoares, Filomena Baptista
dc.contributor.authorLopes, Ana Paula
dc.date.accessioned2015-04-20T13:08:29Z
dc.date.available2015-04-20T13:08:29Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractA Era Tecnológica em que nos vemos inseridos, cujos avanços acontecem a uma velocidade vertiginosa exige, por parte das Instituições de Ensino Superior (IES) uma atitude proactiva no sentido de utilização dos muitos recursos disponíveis. Por outro lado, os elementos próprios da sociedade da informação – flexibilidade, formação ao longo da vida, acessibilidade à informação, mobilidade, entre muito outros – atuam como fortes impulsionadores externos para que as IES procurem e analisem novas modalidades formativas. Perante a mobilidade crescente, que se tem revelado massiva, a aprendizagem tende a ser cada vez mais individualizada, visual e prática. A conjugação de várias formas/tipologias de transmissão de conhecimento, de métodos didáticos e mesmo de ambientes e situações de aprendizagem induzem uma melhor adaptação do estudante, que poderá procurar aqueles que melhor vão ao encontro das suas expetativas, isto é, favorecem um processo de ensino-aprendizagem eficiente na perspetiva da forma de aprender de cada um. A definição de políticas estratégicas relacionadas com novas modalidades de ensino/formação tem sido uma preocupação constante na nossa instituição, nomeadamente no domínio do ensino à distância, seja ele e-Learning, b-Learning ou, mais recentemente, “open-Learning”, onde se inserem os MOOC – Massive Open Online Courses (não esquecendo a vertente m-Learning), de acordo com as várias tendências europeias (OECD, 2007) (Comissão Europeia, 2014) e com os objetivos da “Europa 2020”. Neste sentido surge o Projeto Matemática 100 STRESS, integrado no projeto e-IPP | Unidade de e-Learning do Politécnico do Porto que criou a sua plataforma MOOC, abrindo em junho de 2014 o seu primeiro curso – Probabilidades e Combinatória. Pretendemos dar a conhecer este Projeto, e em particular este curso, que envolveu vários docentes de diferentes unidades orgânicas do IPP.por
dc.description.abstractThe Technological Era in which we live in, whose advances happen extremely fast, demands to the Higher Education Institutions (HEI) a proactive attitude reflected in the use of the diverse available resources. On the other hand, the information society own elements – flexibility, long-term training, accessibility to information, mobility, among others – act as strong external driving forces for HEI to seek and analyse new qualification ways. Facing a growing mobility, which has revealed as massive, learning tends to become much more individualised, visual and practical. The combination of several ways/typologies of knowledge transmission, didactic methods and even environments and situations’ conveying, induce a better adaptation of the student who can now seek those that better meet his expectations, meaning, those that better favour an efficient teaching-learning process, from the individual learning perspective. The definition of political strategies related to new ways of teaching/learning has been a constant concern inside our institution, namely in the domain of long-distance learning, either through e-Learning or b-Learning or even, and most recently, the “open-Learning”, where these MOOC – Massive Open Online Courses (not forgetting the m-Learning angle) are a player, according to the several European tendencies (OECD, 2007) (Comissão Europeia, 2014) and according to the “Europe 2020” objectives. In this sense, we present the project “Matemática 100 STRESS”, (Math without STRESS) integrated in the e-IPP project | e-Learning Unit of the Oporto Polytechnic which created its MOOC platform, being June/2014 the initiating date of its first course – Probabilities and Combinatory Calculus. We intend to present this project, and particularly this Course, which involved several lecturers of different IPP faculties.por
dc.identifier.isbn978-972-674-753-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/5810
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Abertapor
dc.relation.publisherversionhttps://www2.uab.pt/producao/eBooksArea/EaDDES/actasUAb.pdf
dc.subjectMOOCpor
dc.subjectEnsino à distânciapor
dc.subjectE-learningpor
dc.subjectOpen-learningpor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectDistance learningpor
dc.subjectHigher educationpor
dc.titleMatemática 100 stress: um projeto aberto no IPPpor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePorto, Portugalpor
oaire.citation.endPage133por
oaire.citation.startPage125por
oaire.citation.titleEducação a Distância e Diversidade no Ensino Superiorpor
person.familyNameda Silva Pereira Baptista Soares
person.familyNameLopes
person.givenNameFilomena Maria
person.givenNameAna Paula
person.identifier1583506
person.identifier.ciencia-id661E-1FDB-58FB
person.identifier.ciencia-id8B17-B2C1-6036
person.identifier.orcid0000-0001-5203-9458
person.identifier.orcid0000-0003-1603-6959
person.identifier.ridAAA-2487-2020
person.identifier.ridS-8594-2016
person.identifier.scopus-author-id57722207300
person.identifier.scopus-author-id57194875571
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublicationeb9d5b71-fe8b-4e5e-b9b5-eaf22a33e806
relation.isAuthorOfPublication484b873a-dabe-4a06-9edf-2a5b8354ede7
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery484b873a-dabe-4a06-9edf-2a5b8354ede7

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
COM_FilomenaSoares_2014_3.pdf
Size:
581.85 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: